COMPOTAS COM FRUTA DA ÉPOCA!

COMPOTAS COM FRUTA DA ÉPOCA!

Ao preparar uma compota ou conserva caseira perfumará toda a casa com a deliciosa essência da fruta que escolher para a sua confeção. Como é feita em casa, esta compota não contém aditivos nem pectina adicionada, exceto a própria pectina da fruta, pelo que a consistência de uma compota caseira é mais líquida, mais fluída em comparação com uma compota de compra. Mas, ao mesmo tempo, esta consistência torna-a muito útil e versátil.


Já sabe quais são as frutas da época que se encontram agora na primavera?
Ora bem, nesta época encontrará: damascos, cerejas, melão, nectarinas, nêsperas, pêssegos, ameixas, melancia, laranjas, framboesas, groselhas e, principalmente, morangos. Com todas estas frutas da época, e outras, podemos preparar deliciosas compotas. Por onde começamos?

Uma compota ou conserva caseira é ideal para barrar torradas, que podemos incluir de vez em quando no pequeno-almoço ou lanche das crianças, para decorar bolachas, gelados, bolos ou o que desejar! Além disso, se a fizer em casa poderá adaptá-la aos gostos de toda a família: com o sabor que mais gostam ou até fazer misturas de sabores, mais ou menos doce ou mais ácida, com ou sem pedaços de fruta, etc.

De que ingredientes vai precisar?

  • ½ kg de fruta da época: é importante que a fruta esteja no seu ponto de maturação, devendo eliminar-se as partes estragadas ou demasiado maduras.
  • 1 chávena e ½ de açúcar.
  • Opcional: uma colher de sopa de sumo de limão. Sabe bem para compensar a baixa acidez natural de algumas frutas, como, por exemplo, os morangos ou os pêssegos. Além de compensar o seu sabor, o ácido de limão atua também como conservante.

Uma vez os ingredientes prontos, a confeção da compota caseira é muito simples, mas requer, porém, alguma paciência, pois exige algum tempo. Existem diferentes métodos de preparação de compota caseira, mas o mais comum é o seguinte:

Comece a preparação cortando a fruta, previamente lavada, em pedaços de tamanho médio e, principalmente, uniformes. Depois de cortar a fruta, coloque-a numa panela grande, com o sumo de limão, e deixe cozer em lume médio-brando (pode adicionar um pouco de água se for necessário). Mexa de vez em quando. Lembre-se que pode demorar mais de meia hora até a fruta ficar macia, dependendo da variedade e do seu tamanho. Assim que a fruta estiver macia, acrescente o açúcar e levante um pouco o lume até ficar bem dissolvido, mexendo de vez em quando. Pode optar por deixar cozer em lume alto durante cerca de 20 minutos, até ficar no ponto, ou em lume médio durante cerca de 45 minutos.

Assim que estiver pronta, deite imediatamente a compota, ainda quente, em frascos, de preferência de vidro, para conservá-la. Recomendamos-lhe que guarde os frascos de compota no frigorífico caso não os tenha esterilizado previamente, evitando assim quaisquer preocupações. Também pode congelá-la.

Como poderá constatar, a textura final da compota é fluída, mas, quando arrefecer, irá ganhar consistência e já não será tão líquida. Agora, é só saboreá-la!

Verá como as crianças ficarão ansiosas para que fique pronta para poderem provar um pouquinho de compota com o dedo! E, melhor ainda, por que não preparar ao mesmo tempo um bolo de iogurte e saboreá-lo juntamente com a compota em família?

Gostou deste artigo? Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário! Talvez lhe interesse ler também Bolo de iogurte e Bolo marmore.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes