Alimentos de inverno

Frutas e legumes da época - Inverno

A comida caseira tem esse nome por uma boa razão. As sopas quentes, os pratos clássicos de carne assada... sabem tão bem, porque nos trazem calor ideal para fintar estes dias de frio. Descubra as frutas e verduras típicas desta temporada e inspire-se.


Quando o inverno chega e o clima fica mais frio, parece que os mercados ficam sem vegetais e produtos naturais. Mas isso não é verdade! Existe ainda uma grande quantidade de legumes e frutas sazonais disponíveis para incluir em receitas deliciosas, embora a variedade seja mais limitada.

Os alimentos frescos, típicos de cada altura do ano e do país ou lugar onde se viva, são os que têm propriedades mais benéficas para o nosso corpo. Ainda hoje temos acesso a alimentos vindos de todo o mundo, sendo que os especialistas recomendam escolher-se os locais, já que está comprovado que os mais naturais e saudáveis são aqueles que não tiveram que ser conservados e que foram cultivados de forma genuína.

Para além de terem um sabor mais rico, as frutas e legumes da época contêm nutrientes importantes para proteger a nossa saúde nestes meses tão propensos a vírus e constipações, como as vitaminas A, C, B6 e K, ácido fólico e potássio. Lembre-se que o inverno também é a altura ideal para abrir as compotas e as marmeladas naturais, preparadas durante o verão. Deixe-se surpreender com as nossas sugestões e adicione as suas carnes e peixes preferidos.

As verduras e hortaliças

Durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, as hortaliças e verduras realçam o sabor dos guisados e fazem parte de deliciosos purés. E podemos ainda contar com a cenoura, alho-porro, nabo, grelo, aipo e couve-flor. Esta é também a temporada dos cogumelos de todos os tipos, da abóbora, batata doce, cebola, pimentão, beterraba... no fundo, uma grande oportunidade para comer saudavelmente, apreciando os sabores do campo e compensando alguns excessos.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Saladas

Como substitutos da alface de folha verde temos a couve, endívias, acelga, e folhas de beterraba, que são menos amargas com as temperaturas frias. Endívias com queijo azul, beterraba assada e nozes ou amêndoas; erva-doce com rabanetes e maçãs, ou aipo ralado com molho de mostarda, são pratos deliciosos e originais que vai, com certeza, adorar.

Frutas

As frutas de inverno chegam carregadas de vitaminas, especialmente os citrinos, como as laranjas, clementinas, limões, limas e toranjas. É também a altura ideal para desfrutar das uvas, das bananas e romãs, marmelos, anonas, caquis e maçãs, abacaxis e abacates. Os frutos secos de colheita (amêndoas, nozes, castanhas) atingem a maturidade nestes meses de inverno.

Gostou deste artigo? Deixe-nos um comentário! Talvez lhe interesse conhecer algumas outras receitas como "Creme de Abóbora, espinafres frescos e salsa" e "Estufado de perú com vinho tinto e salva" ou Carne de porco com cominhos, mel e limão.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

kkeki

kkeki

Reportado

colocar a palavra de pesquisa "abóbora" e você vai sair várias receitas :)

  • Reportar

Gostei muito de ler sobre o assunto. Gostaria de ver e saber receitas com alguns desses protudos como é o caso da abóbora .

  • Reportar