5 SOBREMESAS PARA CAUSAR ADMIRAÇÃO

5 SOBREMESAS PARA CAUSAR ADMIRAÇÃO

Todos nós costumamos guardar um espacinho para a sobremesa. Brilhe com estas deliciosas receitas, vai certamente surpreender! Quem é que não gosta de um doce?


Sobremesas com fruta, com massa folhada, queijo, bolo de bolacha… Ficam aqui algumas receitas!

Sobremesas com fruta

Massa folhada com fruta

Os ingredientes são os seguintes: 1 base retangular de massa folhada, fruta variada a gosto (pêssego, kiwi, morangos, uvas, amoras, etc.), ½ L de creme de pasteleiro, 1 ovo e para a cobertura transparente: 2 colheres de sopa de açúcar, 1 copo de água e 1 pacote de gelatina de aroma neutro.

Comece por estender a massa folhada e faça um rebordo, virado em direção ao centro, pressionando a toda a volta para que a massa fique bem unida. Pré-aqueça o forno a 200°C.
Bata bem o ovo e, com um pincel, pincele o rebordo da massa. De seguida, pique o centro da massa folhada com um garfo e leve ao forno durante cerca de 20-25 minutos, até ficar bem dourada. Entretanto, aproveite para cortar a fruta em pedaços grandes (por exemplo, os morangos em metades).

Quando a massa estiver fria, espalhe o creme de pasteleiro e coloque a fruta por cima de forma decorativa. Para preparar a camada que confere o aspeto brilhante à tarte, misture a gelatina, o açúcar e meio copo de água. Aqueça a água restante e adicione-a ao preparado anterior, mexendo bem até todos os ingredientes ficarem totalmente dissolvidos. Quando arrefecer, distribua por cima da fruta com uma colher e leve ao frigorífico, retirando apenas cerca de 10 minutos antes de servir.

Bolo de bolacha e creme de café.

É necessário: 1 embalagem de manteiga, 2 gemas de ovo, 200 g de açúcar em pó, bolachas (a forma e a quantidade das bolachas dependem do tamanho que pretender que o bolo adquira), 1 copo grande de café e 1 café (pode ser descafeinado).

Comece por misturar muito bem a manteiga, as gemas e o açúcar, até obter uma massa cremosa e homogénea. Ao início é um pouco complicado, mas à medida que se vai misturando a manteiga esta vai adquirindo uma textura cremosa. Adicione o café e misture bem.

De seguida, coloque num prato fundo um pouco do café que reservou no copo grande (pode acrescentar um pouco de leite, para ficar menos forte). Coloque o prato onde vai servir o bolo ao lado do prato onde tem o café e vá molhando as bolachas (tem de fazê-lo de forma muito rápida para que as bolachas não se desfaçam, ou então, utilize café frio), e coloque no prato de servir, uma a uma, formando uma base. De seguida, coloque uma camada da massa cremosa e continue colocando outra camada de bolachas até obter 3 camadas.

Para terminar, cubra o bolo com o resto da massa cremosa, barrando também dos lados e decore com raspas de chocolate. Outra opção para decorar é bater as claras em castelo e decorar assim o bolo. 

Tarte de maçã.

Os ingredientes necessários são os seguintes: 2 ovos, 1 carteira de fermento em pó, raspas de um limão, canela em pó, um iogurte de limão e 3 maçãs reinetas. Utilize o copo do iogurte como medida para: 2 medidas de leite, 2 medidas de farinha, 2 medidas de açúcar e 1 medida de óleo de girassol.

Pré-aqueça o forno a 200°C. Misture todos os ingredientes numa taça (exceto as maçãs) até obter uma mistura homogénea. Descasque e corte as maçãs em cubos finos e pequenos.
Numa forma, previamente untada com óleo, verta a massa do bolo e adicione os cubos de maçã por cima. Baixe a temperatura do forno entre 150ºC e 175ºC e leve a tarte ao forno durante cerca de 45 minutos.

Tarte de Queijo.

É necessário: 250 g de queijo Quark, 12 bolachas Maria, 3 iogurtes de limão, 9 colheres de sopa de açúcar, 6 colheres de sopa de farinha, 3 ovos e um pouco de manteiga.
Numa taça misture o queijo Quark, os iogurtes, o açúcar, a farinha e os ovos, até obter uma mistura homogénea.

Pré-aqueça o forno a 200ºC e, entretanto, desfaça muito bem as bolachas até obter um pó, que deve ser misturado com a manteiga (a manteiga deve estar à temperatura ambiente para se conseguir misturá-la bem). Coloque o preparado obtido com as bolachas e a manteiga no fundo da forma para servir como base e, de seguida, cubra com o preparado de queijo.
Leve ao forno, a cerca de 180ºC, durante 40 a 45 minutos.
Em alternativa, pode colocar por cima compota de mirtilo, de morango ou, até mesmo, combinar duas cores com uma compota de pêssego e outra de framboesa. Também pode colocar fruta fresca por cima para decorar.

Mousse de limão e morango.

Os ingredientes são os seguintes: 1 lata de leite condensado, 2 limões, 250 g de morangos e ½ L de natas para bater.

Triture os morangos, reservando alguns para decorar. Numa taça, misture o puré de morangos, o sumo dos 2 limões e o leite condensado. Bata as natas e vá misturando aos poucos e com cuidado (para não baixar) ao preparado anterior. Distribua por copinhos transparentes ou taças e deixe repousar no frigorífico, no mínimo durante 2 horas.

Para decorar os copinhos, corte os morangos que reservou em quadradinhos pequenos e adicione uma folha de hortelã, para dar cor. Já viu que sobremesas deliciosas? Certamente que vai brilhar e causar admiração!

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos ou um comentário. Talvez queira ler mais Sobremesas.

 

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.