5 DICAS PARA FAZER A MELHOR MARMELADA

5 DICAS PARA FAZER A MELHOR MARMELADA

O marmelo é conhecido pela sua propriedade adstringente, devido ao seu elevado teor de fibra solúvel. Precisamente por ter um elevado teor de fibra e pelo seu baixo teor de açúcar é um fruto quase incomestível ao natural; por isso costuma ser consumido sob a forma de marmelada. Para a preparar, cozinha-se o fruto e adiciona-se açúcar, melhorando assim o seu sabor e aumentando o seu valor calórico.


Gosta de marmelada? Quer prepará-la na sua própria casa? Então não perca as dicas que se seguem.

Vamos ver alguns truques e dicas para fazer uma deliciosa marmelada caseira! Aqui estão:

Aproveite a melhor época do marmelo.

Nos meses de outono, quando os marmelos estão no seu auge de amadurecimento e repletos de sabor, é essa a melhor época para preparar esta delícia.

Quais são os ingredientes necessários?

Existem diferentes receitas de marmelada e, em cada uma delas, os ingredientes podem variar ligeiramente. Mas, pelo menos, vai precisar do seguinte:

  • 500 g de marmelos
  • 500 g de açúcar
  • o sumo de 1 limão

Há também quem utilize um pouco de pectina (cerca de 15 g), 2 maçãs, 1 pau de canela, algumas vagens de baunilha ou um pouco de vinho branco.

Confeção da marmelada

Em primeiro lugar limpamos os marmelos, descascamo-los (ou deixamos ficar a pele, conforme a variedade), cortamo-los em quartos e retiramos a parte dos caroços.

Se cortarmos os marmelos em pedaços mais pequenos cozem mais rapidamente! Colocamos os marmelos numa panela de fundo grosso com 400 g de açúcar (os restantes 100 g são misturados com a pectina e reservados). Cozemos os marmelos com o açúcar durante quinze minutos em lume médio.

Decorrido esse tempo adicionamos o resto do açúcar com a pectina, deixamos cozer até voltar a ferver, adicionamos o sumo de limão e deixamos cozer durante mais alguns minutos. Para terminar, trituramos bem, vertemos a mistura para um recipiente hermético, esperamos que solidifique e após isso colocamos no frigorífico. A pectina não é imprescindível, muitas receitas não a incluem, mas utilizá-la acelera a cozedura.

Degustação da marmelada

A marmelada pode ser combinada com queijo fresco, requeijão ou frutos secos, tais como nozes, sendo uma alternativa muito saudável para servir de entrada ou para pequenos-almoços e lanches. Pode ser acompanhada por bolachas, torradas, com um pastel ou tarte de maçã para lhe dar um sabor delicioso e, podemos, inclusive, preparar um bolo de marmelo. Com a sua doçura podemos criar muitos contrastes!

Aprecie o momento!

Dedicar uma tarde de outono a preparar marmelada com toda a família soa a algo agradável e delicioso, não é verdade? Se, além disso, pensar no aroma suave do marmelo que se vai impregnar na sua casa, ainda melhor. E, já agora, pode aproveitar para assar alguns marmelos no forno. Como? Cortam-se a meio e cozinham-se durante alguns minutos no forno para ficarem macios. De seguida, retira-se a polpa dos marmelos para um recipiente e mistura-se com açúcar, depois usamos esse preparado para rechear os marmelos e polvilhamos com canela (apenas um pouco, polvilhando). Colocam-se novamente no forno, agora durante mais tempo até, ao picar com um palito, sentirmos que estão tenros. Desta forma também podemos desfrutar do seu sabor requintado.

Que tal? Apetece-lhe dedicar algumas horas deste outono a preparar marmelada de forma simples?

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos ou um comentário. Talvez queira ler mais Sobremesas

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes