CINCO MENUS DE FESTA

0
Nuggets1-1-size-detail

Apetece-lhe organizar jantares em casa, mas sente que afinal nunca tem tempo? Deixamos-lhe aqui cinco receitas para irão ajudá-la a preparar o jantar da sua vida!

Nuggets de frango com malagueta e geleia de bacon

Para 4 pessoas.

Tempo de elaboração: 30 minutos. Tempo de cozedura: 20-25 minutos.

Ingredientes: 6 coxas de frango, especiarias para espetadas/kebabs, 125 gr de bacon picado, um pouco de vinho branco, duas colheres de sopa de azeite, folhas de tomilho fresco e 250 gr de queijo feta, molho de malagueta, geleia de bacon.

Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 180°C. Desosse as coxas de frango, fazendo uma incisão àvolta do osso na parte da coxa que não tem carne.

Mexilhoes1-1-size-detail

Mexilhões fumados com ceviche

4 pessoas.

Tempo de elaboração: 20 minutos.

Ingredientes: 16 mexilhões frescos, 1 colher de sopa de folhas de rooibos, 50 gr. de manteiga, 500 gr. de filetes de peixe branco, sem pele e sem espinhas, sumo e raspa de 2 limões e 1 laranja, 1 manga cortada em cubinhos, um ramo de cebolinho, 1/2 malagueta, um ramo de hortelã fresca, 1/2 ramo de coentros frescos, 1/2 ramo de salsa fresca picada.

Preparação:

Fume os mexilhões (precisa de um defumador):

1. Ponha os mexilhões numa folha de papel de alumínio.

2. Coloque as folhas de rooibos no fundo de um defumador. Coloque os mexilhões numa das prateleiras. Ponha a tampa. Fume durante 10 minutos. Misture a água que os mexilhões soltarem no fundo com a manteiga e deite a mistura por cima dos mexilhões.

Caracois1-1-size-detail

Caracóis de pão com paté de presunto

Tempo de elaboração: 30 minutos. Tempo de cozedura: 15 minutos.

Ingredientes (16): 650 gr. de paté. 2 tortillas de farinha. Manteiga. Queijo parmesão. 250 gr. de presunto, 250 gr. de queijo creme, uma colher e meia de sopa de brandy, sal, pimenta preta fresca, 2 peras, 125 ml. de sumo de pera, açúcar e canela.

Preparação:

1. Corte cada uma das duas tortillas em 8 pedaços. Barre cada pedaço, de ambos os lados, com manteiga derretida.

2. Para dar forma às tortillas, envolva um rolo fino com papel de alumínio e unte-o com óleo em spray antiaderente ou com óleo líquido. Ponha os pedaços de tortilla em cima, dando-lhes a forma de cunha àvolta do rolo. Se preferir, também pode utilizar latas pequenas vazias para moldar os pedaços de tortilla.

Caracois2-1-size-detail

Lombo1-1-size-detail

Lombo de vitela com trufas de chocolate e salada vermelha.

Para 4 pessoas.

Tempo de preparação: 30 minutos.

Ingredientes: 30 ml. de natas, 80 gr. de chocolate preto, 1-2 malaguetas picadas, cacau em pó, um bife de vitela de 250 gr. por pessoa, couve-roxa, 125 ml. de vinagre balsâmico, 30 ml. de açúcar mascavado, um pedaço de gengibre fresco com 2 cm, 4 figos, 125 gr. de tomate cherry, uma mão cheia de tâmaras, 1-2 romãs, 2 rabanetes, beterraba, 1 trufa por pessoa e sal a gosto.

Trufas: aqueça as natas, sem deixar ferver. Adicione 80 gr. de chocolate preto e mexa até derreter. Adicione a malagueta picada e sal. Deixe arrefecer até ficar firme. Com uma colher de sobremesa, faça bolinhas com a mistura e, em seguida, passe-as no cacau em pó. Guarde no frigorífico.

Panquecas1-1-size-detail

Panquecas de Banoffee (banana e toffee) com crocante de melaço.

Para 6 pessoas.

Tempo de elaboração: 30 minutos.

Tempo de cozedura: 40 minutos.

Ingredientes: 160 gr. de açúcar, 60 ml. de mel, 5 g. de bicarbonato de sódio, uma chávena e meia de leite, 1 ovo, 1 colher de sopa de manteiga derretida, 250 gr. de farinha para pastelaria, 20 gr. de cacau em pó, 2 colheres de chá de fermento em pó, 250 ml. de natas, 2-3 colheres de doce de leite, banana.

Crocante de melaço: numa caçarola em lume médio, misture açúcar e mel sem agitar. Abane a caçarola até obter um molho suave de caramelo claro. Retire do lume, adicione o bicarbonato de sódio e bata com uma vara de arame até o volume aumentar. Deite num tabuleiro untado. Deixe arrefecer até ficar duro e depois quebre em pedaços.

0

Quer escrever um comentário?