Manter a casa limpa e arrumada no inverno
Quem não gosta da sua casa limpa, confortável e arrumada? Por aqui há sempre algumas regras simples para que tudo se mantenha com a menor confusão possível.
Sendo inverno, há mantas espalhadas por quase toda a casa, até porque eu, friorenta assumida, gosto de estar bem quentinha e embrulhada numa manta se estiver, por exemplo, a ver televisão à noite, no sofá!
Para manter a casa sempre arrumada, principalmente a sala, nunca me vou deitar sem dobrar e arrumar a manta que serviu para me aquecer, organizar as almofadas do sofá e levar alguma louça suja - como a chávena do chá quente - para a cozinha. Antes de ir dormir, tudo fica arrumado para evitar perder tempo no dia seguinte.
De inverno também é altura de acender a lareira, e com isso há que limpá-la pelo menos uma vez por semana é e de lavar cuidadosamente o vidro do recuperador de calor. E claro, é preciso aspirar ou varrer a sala mais vezes do que o habitual, porque há quase sempre lixo espalhado pelo chão por causa da lenha.
Também de inverno, e por causa da chuva, os vidros das janelas estão sempre feios. Confesso que é uma tarefa que não gosto muito de fazer, mas também não gosto de olhar através das janelas e conseguir reconhecer cada gota de chuva. Normalmente aproveito um dia sem chuva e mais soalheiro para lavar os vidros com água morna e um pouco de detergente da louça. Depois, passo com jornal ou um pano que não deixe pelo. Há quem prefira usar produtos limpa vidros, mas o detergente da louça funciona, para mim, ainda melhor!
Não é que a casa fique mais suja de inverno, mas as roupas de lã, os cobertores e os tapetes, fazem com que se acumule mais cotão, e mais pó. Utilizar regularmente uma Mopa Swiffer para passar rapidamente e com eficácia pelo chão, assim como para limpar o pó, é meio caminho andado para tudo ficar mais limpo e organizado mais depressa.
Nunca me esqueço também de ter bolsas para arrumar cobertores e edredões, para que estes não apanhem pó quando não estão a ser utilizados, ou usar programas da máquina de lavar específicos para as lãs, para evitar ter que as lavar à mão.
No geral, não tenho grandes cuidados específicos com a casa durante o inverno. São apenas algumas pequenas mudanças na organização, limpeza e arrumação, em relação ao que se faz durante o resto do ano para que a nossa casa seja sempre um local confortável e organizado, onde podemos ser felizes.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.