3 dicas para uma cozinha limpa

DesktopImage
0
Arrumar a cozinha é uma tarefa interminável. Após cada refeição, é preciso começar tudo de novo. Propomos-lhe a seguir três passos que irão ajudá-la a organizar as suas tarefas, a poupar tempo e a transformar a limpeza da cozinha numa rotina rápida e recompensadora.

Mantenha a sua cozinha em ordem, mesmo que nela se esteja a travar uma batalha campal. Só tem de seguir estas dicas profissionais de Fairy!

Quer seja viciada em cozinhar ou seja uma simples apreciadora da boa comida, já terá visto certamente um programa de culinária na televisão. Por acaso reparou que os cozinheiros estão constantemente a limpar e a retirar os utensílios de que já não necessitam à medida que vão preparando a comida? Quando terminam de cozinhar, a bancada está sempre limpa. Os melhores profissionais utilizam esta técnica: vão limpando e arrumando à medida que cozinham. Siga-lhes o exemplo e experimente fazer o mesmo.

Passo 1: Lave os utensílios

  • Em primeiro lugar, enquanto está a cozinhar, lave os utensílios de que já não vai precisar ou coloque-os diretamente na máquina de lavar loiça. Arrume os ingredientes após usá-los. Limpe a bancada e as tábuas de cortar depois de colocar os ingredientes a cozinhar. Volte a guardar o livro de receitas no seu respetivo lugar. Irá agradecer a si mesma quando terminar a refeição.
  • Depois de servir a refeição, encha imediatamente as panelas com água e adicione uma gota de Fairy Platinum. Enquanto come, deixe-as de molho no lava-loiças: mais tarde, será muito mais fácil para limpar.
  • Durante a refeição, retire gradualmente o que já não vai ser usado. Leve as entradas quando for buscar o prato principal e retire os pratos e as travessas do prato principal quando for servir a sobremesa. Não vá a lado nenhum de mãos vazias. Assim, quando a refeição terminar, terá muito menos coisas para levantar e a mesa ficará limpa num abrir e fechar de olhos.

Quer saber como aproveitar a sua máquina da loiça? Tire partido com este artigo!

Passo 2: Arrume as bancadas

As bancadas arrumadas permitem uma limpeza mais rápida e eficiente, sem ter de mover as coisas de um lado para o outro para passar o pano de cozinha. Siga a regra de guardar todos os utensílios possíveis em prateleiras e armários para deixar as bancadas desimpedidas e arrumadas. Afinal, não utiliza a máquina de fazer massa ou o coador todos os dias, pois não? Deixe à mão o que precisa no seu dia a dia e coloque nas prateleiras mais altas ou em locais menos acessíveis o que não precisa com tanta frequência. Certifique-se que levanta tudo da mesa após cada refeição, para poder limpá-la rapidamente com Viakal e um pano de cozinha. Aqui tem mais algumas dicas que pode utilizar:

  • Fixe as facas e tesouras numa barra magnética na parede e coloque as especiarias numa prateleira ao lado do fogão. Os utensílios de cozinha convém guardá-los numa gaveta perto ou debaixo do fogão e as garrafas de óleo, azeite e água num armário baixo.
  • Crie uma caixa especial para a correspondência e outros papéis e coloque-a numa prateleira. Defina um dia da semana para tratar do seu conteúdo.
  • Se precisa de mais espaço nos armários de cozinha, retire os pratos, copos e talheres que utiliza menos e procure um local diferente para guardá-los.

Mas se estas dicas lhe parecem poucas, deixamos-lhe aqui outros 5 SEGREDOS PARA TER UMA COZINHA BRILHANTE.

Passo 3: Estabeleça um plano semanal

Algumas tarefas têm que ser efetuadas em cada refeição, mas há outras que só precisam de ser realizadas uma vez por semana. Defina um dia para cada tarefa semanal: desta forma, pode reduzir as tarefas mais aborrecidas e a sua cozinha estará sempre a brilhar. Agrupe as tarefas em função do produto de limpeza necessário e assim não terá de repetir a mesma ação duas vezes por semana.

Deixamos-lhe aqui uma sugestão de plano semanal:

  • Na segunda-feira limpar o chão.
  • Na terça-feira limpar o pó.
  • Na quarta-feira fazer uma limpeza ao frigorífico e às prateleiras e deitar fora qualquer produto fora de prazo ou sobras de comida em mau estado.
  • Na quinta-feira limpar as bancadas, o fogão e o lava-loiças.
  • Na sexta-feira organizar a correspondência e os papéis.
  • E no fim de semana, o melhor é dedicá-lo a passar tempo de qualidade com a família, não acha?

Se também tem uma dica para manter a cozinha limpa e arrumada, diga-nos: partilhe-a e ajude-nos! Entre aqui na página de dicas de Fairy para lavar à mão e à máquina.

0

Quer escrever um comentário?