Organização do armário para encontrar o que vestir
Casa
28/10/2021
O seu armário está a abarrotar de roupa e ainda assim quer ir aos saldos comprar mais qualquer coisa, porque "não tem nada para vestir"? Dê uma vista de olhos às nossas ideias e vai ver como numa manhã terá tudo um pouco mais organizado e já poderá ir descansada às compras.

Aqui tem umas boas ideias que a vão ajudar a cuidar da sua roupa, a organizar a desordem do seu armário e a ganhar mais espaço.
Ideias para aumentar rapidamente a capacidade de armazenamento
- Use uma caixa com gavetas para as peças de pequenas dimensões.
- Recorra a cabides acolchoados ou revestidos para proteger as suas roupas.
- Utilize prateleiras de lona ou de tecido, que se podem pendurar, para guardar sapatos, meias ou roupa interior.
- Pode restaurar uma mala antiga para guardar chapéus e outros acessórios.
- Acondicione sapatos e botas em caixas de plástico transparente: cabem na parte de baixo do armário e debaixo da cama. Para saber o que contêm dentro, identifique o conteúdo de cada caixa com um marcador ou uma fotografia.
- Para as botas não se estragarem, encha-as com revistas enroladas, para evitar vincos e dobras.
Encontra muitas mais dicas e habitilita-te a ganhar prémios incríveis, inscreve-te aqui:
Organize e otimize o seu armário
- Para começar, guarde no armário apenas as peças de roupa que costuma usar.
- Arrume as roupas de outra estação dentro de caixas.
- Ponha de lado a roupa que já não veste: pode vendê-la ou doá-la a uma instituição de caridade. As peças de roupa que não se encontrem nas melhores condições, mas que ainda possam ser usadas, podem ser levadas a uma costureira para arranjar.
- Escolha os cabides criteriosamente. Não utilize cabides de metal: prefira os cabides acolchoados, revestidos ou de madeira.
- Deixe o seu armário respirar: abra as portas do armário quando abrir as janelas para arejar, para que o ar fresco circule. Os odores têm tendência a ficar agarrados a camisolas de malha e a peças de roupa mais grossas, por isso, depois de as usar, pendure-as num cabide junto a uma janela aberta, para apanharem ar antes de as arrumar.
- Diga adeus aos pelos na roupa: utilize uma escova própria para roupa (ou enrole um pouco de fita-cola à volta dos dedos de uma mão) para eliminar cabelos e pelos.
- Lave a roupa pelo avesso para preservar a cor e assegure-se que os fechos e os botões estão fechados para não ficarem presos noutras peças de roupa.
- Quando passar a roupa a ferro, vire-a do avesso, evitando assim as marcas do ferro. Não dobre a roupa imediatamente depois de a engomar: deixe-a arrefecer completamente para evitar vincos.
- Não se esqueça do calçado: não arrume os seus sapatos imediatamente após usá-los, deixando-os arejar primeiro. E se estiverem molhados? Encha-os com jornais velhos e deixe-os a secar junto de um aquecedor.
Cuide das suas roupas
- Para que a roupa conserve a sua forma original, esvazie os bolsos dos casacos e das calças antes de os pendurar.
- Quando arrumar as camisas, abotoe o botão de cima e aplique amido em spray antes de as pendurar.
- Dobre sempre as peças de malha em vez de pendurá-las, para não se deformarem.
- Mantenha as suas peças de roupa sempre limpas. Lave-as antes de guardá-las até à próxima estação, mesmo que não aparentem estar sujas, uma vez que a sujidade invisível, como a transpiração e a caspa, poderá atrair traças.
- Se as traças são uma ameaça real, guarde a roupa em sacos de plástico fechados a vácuo.
- Trate as nódoas de imediato, antes que se entranhem no tecido e se tornem permanentes.
Tome nota:
- Não guarde as roupas de lã ou de seda em recipientes hermeticamente fechados: as fibras precisam de respirar.
- Não esfregue as nódoas, pois podem penetrar mais profundamente no tecido. Limpe-as, raspando com muito cuidado.
- Junte as peças de roupa semelhantes e, em seguida, organize-as consoante a sua cor. Desta forma, vai conseguir perceber tudo o que tem em maior quantidade.
- Todos os meses, veja o que usa e o que não usa, e retire do armário todas as peças de roupa que já não veste. Aplique a mesma regra à maquilhagem e deite fora todos os produtos que não utiliza há mais de seis meses!
Gostou deste artigo? Faça ‘Gosto' ou deixe-nos um comentário. Se quer saber mais sobre este tema, encontrará tudo o que procura na secção A Casa Perfeita