Organize os alimentos no seu frigorífico

ORGANIZE OS ALIMENTOS NO SEU FRIGORÍFICO

Os bons hábitos na refrigeração de alimentos são básicos. O nosso frigorífico não é um armário onde podemos deixar a comida no primeiro espaço que encontramos. De facto, é muito importante ter os alimentos bem organizados porque isto garante a sua conservação adequada.


Vamos ver como organizar os alimentos no frigorífico para que se mantenham nas melhores condições. Além de uma temperatura adequada (0-5 °C) e de um boa qualidade inicial dos alimentos, uma distribuição correta no frigorífico irá mantê-los em boas condições higiénico-sanitárias até ao seu consumo.

Além disso, para manter a temperatura constante, é essencial não deixar a porta do frigorífico aberta por muito tempo, abri-la apenas quando necessário e fechá-la o mais rapidamente possível.

Sabia que, no entanto, a temperatura não é a mesma em todo o frigorífico? Se o congelador estiver por baixo, o ponto mais frio do nosso frigorífico será na parte inferior, e por isso é aí que ficam dispostas, em alguns frigoríficos modernos combinados, as gavetas para os vegetais (com controlo da humidade) e para carne e peixe (temperatura mais baixa , 0-2 °C, aproximadamente).

A temperatura em cada área definirá a ordem a seguir na localização de cada um dos alimentos dentro do frigorífico:

  • Nas prateleiras superiores e centrais: são o local ideal para guardar alimentos cozinhados e produtos prontos para consumir, como, por exemplo, enchidos, doces ou molhos, pois assim evita-se que entrem em contacto com os produtos crus e que ocorra contaminação. Também podemos colocar os produtos lácteos.
  • Nas prateleiras inferiores: os alimentos mais perecíveis, tais como a carne e o peixe, pois é aí que a temperatura é mais baixa. Não se esqueça que a maneira correta de armazenar carne e peixe é em recipientes hermeticamente fechados, e com uma grelha por baixo para evitar o contacto com líquidos que possam escorrer. Além disso, se os produtos crus, tais como aves, carne e peixe, ficarem no fundo, evita-se a contaminação de outros alimentos já cozinhados, com os quais não devem ter contacto.
  • Na porta: proporciona uma temperatura superior e menos constante do que o fundo do frigorífico, por isso devemos evitar colocar aqui alimentos perecíveis, que perderiam a sua qualidade. Podemos colocar aqui molhos, manteigas, geleias e outros temperos. A porta é o local ideal para colocar os ovos, com o seu recipiente correspondente fechado, para evitar a contaminação de outros produtos.

Isto em relação à ordem! Mas há outras considerações a ter em conta. Por exemplo:

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro
  • Nunca colocar alimentos quentes no frigorífico, isto faria subir a temperatura do eletrodoméstico e haveria risco de contaminação. Além disso, o aparelho consumiria mais energia e não funcionaria eficazmente.
  • Da mesma forma, é igualmente importante utilizar sempre recipientes herméticos que tapem a comida (ou película), para evitar a perda de sabor e a frescura, ou a mistura de odores entre alimentos.
  • Não sobrecarregar a capacidade do frigorífico: deve haver espaço suficiente para a circulação correta do ar no seu interior. Se houver muitos alimentos empilhados, o ar frio encontra obstáculos para se distribuir pelo frigorífico, a temperatura é afetada e pode perder-se eficácia. Além de deixar espaço entre os alimentos, deve-se evitar que fiquem encostados à parede do fundo do frigorífico. 

Se estas normas básicas forem consideradas, o nosso frigorífico terá um desempenho mais eficiente, um menor consumo de energia e os alimentos estarão sempre em perfeitas condições para consumo. Quando se sabe o que fazer é simples, não é verdade?

Lembre-se que, uma vez feita a compra no supermercado e após chegar a casa, deve guardar os alimentos recém comprados ordenadamente atrás daqueles que já estão no frigorífico, porque devemos consumi-los antes dos que acabámos de comprar. E tenha em mente que devem ser ordenados de acordo com a temperatura que necessitam, tal como vimos hoje.

Agora já sabe como ter o frigorífico devidamente organizado! Gostou deste artigo? Clique em “gosto” ou deixe-nos o seu comentário! Talvez lhe interesse consultar também O mundo do açúcar e Fazer compotas fresquinhas

 

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Casa Margarida