DICAS E TRUQUES PARA CASA E JARDIM

DICAS E TRUQUES DE PRIMAVERA PARA CASA E JARDIM

Se é uma daquelas pessoas cheias de sorte que tem um pequeno refúgio verde (mesmo que seja dentro de casa ou na varanda), saberá melhor do que ninguém como é agradável desfrutar desse espaço na primavera e no verão e ver como a vida desperta e cresce. Aqui tem algumas dicas para ajudá-la a cuidar dele.


Deixe o seu pequeno paraíso na perfeição nesta temporada com estas dicas e truques para casa e jardim! Preparada? Sim? Comecemos então!

Dicas para a casa

A primavera é um despertar e um novo começo, por isso é conveniente fazer (para além das mudanças normais do armário) uma ou outra mudança na casa. Leve e subtil, mas eficaz. Temos a certeza que é uma especialista nestas coisas, mas mesmo assim vamos recordar-lhe aqui algumas dicas:

  • Arrume e elimine o que já não usa: a desordem quebra a harmonia, assim como tudo aquilo que já não usa. Mas não deite fora, ofereça!
  • Vista a casa de primavera: diga "adeus" aos tecidos de inverno e "olá" a outros mais leves e frescos. Umas almofadas e umas cortinas de algodão ou linho de cores claras farão com que a sua casa respire frescura. Isso e umas plantas novas com flor.
  • Mude o tema da casa de banho: basta trocar as toalhas e colocar umas de cores claras ou alegres, uns ramos de plantas silvestres e variar o aroma das velas e dos produtos de banho.
  • Aproveite para lavar roupa de inverno e que não voltará a usar tão cedo.
  • Limpe bem os filtros do ar condicionado e condutas e também todas as outras grelhas de ventilação que tenha em casa.
  • E ventile... ventilar é vida para si e para a casa, ar fresco e novo! Mas se tem alergias, cuidado com o pólen. Dizem que a melhor hora para ventilar a casa é entre as 10 da manhã e o meio-dia.
  • Passe o aspirador a fundo por toda a casa, paredes (e persianas, as grandes esquecidas!) e tetos. Não se esqueça dos sofás (se puder, depois de aspirá-los, retire as capas e meta-as na máquina de lavar), candeeiros, lâmpadas e recantos. Para os tetos pode usar a vassoura coberta com um pano de camurça limpo.
  • Limpe o pó das suas plantas: muitas delas humedecem o ambiente, mas há algumas variedades, como a jiboia-dourada e os clorófitos, que purificam o ar; mantenha as folhas sempre limpas, regando-as na banheira com o chuveiro ou limpando-as com um pano húmido.

Dicas para o jardim

  • Ficou sem adubo? As cinzas (de madeira) e as borras de café são um excelente fertilizante para as plantas. Além disso, se tiver um aparelho de compostagem, pode fazer o seu próprio adubo com resíduos orgânicos.
  • Tem vasos no terraço e quando chove fica, por vezes, com os vidros salpicados de terra? Coloque uma camada de gravilha na terra e terá o problema resolvido.
Ambipur GPII
AmbiPur Mono fragrância
(166)

Um sopro de ar fresco

Descubra agora!
  • Os bicharocos são uma constante num jardim, mas se quiser repelir os insetos, prefira plantas como o manjericão, o jasmim, a lavanda, o sabugueiro ou a salsa. Em geral, a maioria das plantas aromáticas são repelentes de insetos! Sabia?
  • A melhor hora para regar o seu jardim ou os seus vasos é bem cedo pela manhã, ao amanhecer ou ao anoitecer. E quando regar tenha em atenção que a água deve penetrar, pelo menos, 15 cm na terra para chegar bem às raízes.
  • Sabe ver quando as suas plantas precisam de água? É simples: introduza um dedo na terra e verifique se está húmida. Se tiver dúvidas, espere um dia, porque mais vale menos do que mais, uma vez que o excesso não tem remédio!
  • Se não muda a terra dos vasos há mais de dois anos, adicione substrato novo se couber; caso contrário, retire os primeiros centímetros de terra do vaso e substitua-os. Mas se puder, o melhor é mesmo mudar a planta para um vaso maior com terra nova.
  • As flores ficam sempre melhor no campo, mas se quiser apanhar algumas e quiser que durem, siga este truque: corte-as com o caule muito comprido e coloque-as numa jarra com água e uma aspirina ou um conservante para flores. A cada 3 dias, corte 1,5 cm ao caule e as flores durarão mais tempo.

Gostou deste artigo? Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez nos tenhamos esquecido de alguma dica que conheça e que queira partilhar connosco. Não nos quer contar? Também poderá ter interesse em saber como fazer e decorar velas caseiras.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Casa Margarida