Conheça os tecidos

Conheça os tecidos

Os tecidos têm um papel fundamental na nossa vida e na nossa imagem. Saiba tudo sobre estes materiais e como tratar deles no dia-a-dia para tirar o máximo partido da sua roupa


O LINHO
Originária do Egito, esta fibra era considerada símbolo de pureza pela sua cor branca. Para confecionar o tecido, usa-se o talo da planta. A sua semente, chamada linhaça, aproveita-se para fazer farinha e extrair o óleo.
NÓDOAS: seja rápida e evite que a sujidade penetre no linho polvilhando um pouco de pó de talco. Uma vez seco, passe uma escova para retirar a nódoa.
LAVAR: pode lavá-lo na máquina com o seu detergente habitual, com água fria ou morna e sempre dentro de um saco próprio para peças delicadas.
ENGOMAR: para retirar bem as rugas e conseguir que o linho se mantenha suave, passe-o enquanto está ligeiramente húmido.
GUARDAR: Assegure-se de que está bem seco, coloque-o num saco de algodão ou embrulhe-o em papel de seda (nunca em plástico) e arrume-o num lugar seco (onde não haja humidade).

O ALGODÃO
O algodão é líder nos nossos armários, por ser o tecido mais resistente. Tanto é assim que esta fibra é usada para elaborar as notas de Euro: deste modo, são capazes de suportar uma lavagem acidental porque quando se molham, absorvem a água.
LAVAR: pode lavá-lo na máquina, centrifugá-lo e pô-lo na máquina de secar (desde que não seja sempre).
ENGOMAR: pela sua tendência para ficar amachucado, é preferível passá-lo a ferro enquanto está húmido.
O algodão orgânico
É inócuo para a saúde, especialmente para aquelas pessoas que sofrem de alergias, eczemas, etc., visto que não tem tintas nem produtos químicos na sua composição. É completamente transpirável, agradável ao tato e muito confortável, tanto para ir trabalhar como para praticar desporto.
É o tecido mais amigo do ambiente. Como não é submetido a processos de coloração, evita-se a emissão dos produtos tóxicos resultantes desse processo – que habitualmente vão parar às águas, contaminando rios, lagos e mares.

O ELASTANO
Mais conhecido pelo seu nome comercial "lycra", é um tecido sintético que revolucionou o mundo da moda, dando a todas as peças muito mais elasticidade, conforto e permitindo que se ajustem perfeitamente ao corpo.
LAVAR: na máquina, com água morna.
ENGOMAR: a temperaturas baixas, evitando o vapor.
Sabia que...?
A fibra de elastano é tão resistente que pode ser esticada até sete vezes o seu tamanho original e voltará sempre ao que era sem perder a sua forma.

A VISCOSE
Elaborada com polpa de madeira ou pelúcia de algodão, foi a primeira fibra manufaturada da história. Este tecido é suave, leve, fresco, confortável e muito absorvente.
LAVAR: Dependendo do tipo de viscose, deverá lavá-la a seco, à mão ou à máquina. Veja sempre as instruções na etiqueta.
ENGOMAR: Vire a peça do avesso e use sempre temperaturas baixas.
Sabia que...
A viscose imita na perfeição o toque do algodão, da seda, da lã e do linho e consegue ser tão confortável como qualquer uma dessas fibras naturais? E nem sempre é fácil notar a diferença!

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

O POLIÉSTER
Este tecido sintético costuma apresentar-se misturado com fibras naturais que prolongam a vida das peças. Caracteriza-se pela resistência, leveza e pela facilidade com que se lava e seca.
LAVAR: Na máquina, com água morna; pode adicionar amaciador e pô-lo na máquina de secar.
ENGOMAR: acabado de tirar da máquina, não precisa de ser engomado.
Sabia que...
A composição do poliéster faz com que este tecido, assim como o algodão e a maior parte das fibras, absorva a sujidade e a acumule, dificultando a sua lavagem posterior?

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Casa Margarida