COMO CUIDAR DOS BOLBOS DE VERÃO

COMO CUIDAR DOS BOLBOS DE VERÃO

Pode não saber, mas, com a chegada do inverno, os bolbos de verão, como os gladíolos, as dálias e as begónias, precisam de ser desenterrados, guardados e armazenados até à estação seguinte. Aprenda connosco a cuidar deles, para que as suas plantas floresçam ano após ano.


Peter Ivancovich, um paisagista que trabalha em Beverly Hills e em Los Angeles, na Califórnia, desde há mais de 20 anos, diz que os bolbos de verão necessitam de um pouco de atenção e trabalho para crescerem e florescerem saudáveis. Contudo, não precisa de se preocupar, vamos deixar-lhe aqui algumas dicas para os guardar facilmente:

  • Durante o verão, deixe-os no solo até a folhagem murchar. Em seguida, no outono, escave cuidadosamente e retire-os antes de chegar o tempo das geadas.
  • Limpe o bolbo, retirando a terra solta, os insetos ou o excesso de folhagem. Deite fora todos os bolbos que tenham apodrecido ou que apresentem sinais de podridão.
  • Coloque-os no chão à sombra e deixa-os secar durante 2 a 3 dias. Se o tempo estiver chuvoso, guarde-os dentro da garagem, por exemplo.
  • Separe e organize os bolbos. Ivancovich afirma que esta operação é fundamental e sugere que os classifiquemos por tipo e cor: "Coloque-os dentro de um saco de papel e escreva por fora o nome, a cor e a data". Podem ser todos muito parecidos entre si e, desta forma, evitará confusões quando os plantar na primavera.
  • Também pode guardá-los em caixas de papelão, cheias de turfa, vermiculite ou jornal. Não se esqueça de etiquetar corretamente o recipiente.
  • Conserve-os num ambiente fresco e seco para que permaneçam viáveis e evitar que congelem. "Uma cave ou uma garagem escura são ótimos lugares, desde que seja seco", diz Ivancovich. "O excesso de humidade pode provocar o apodrecimento dos bolbos."
  • Verifique-os várias vezes durante o inverno e retire qualquer bolbo que tenha enrugado. Deite fora também qualquer material de embalagem que esteja podre ou bolorento. Se os bolbos apresentarem pequenos sinais de podridão, corte-os e retire-os com uma faca afiada.

Como plantá-los

Quando a primavera chegar, é a altura para plantar os bolbos que guardou no outono anterior. Escolha aqueles que tenham um aspeto mais saudável e tenha em conta que os grandes produzirão flores maiores. Ivancovich tem uma sugestão inteligente para desfrutar destas plantas: sugere que as plante em vasos ou floreiras, devendo fasear a sementeira. Plante uns bolbos numa semana e outros na semana seguinte!

Se for semear os bolbos no solo:

  • Escolha um local soalheiro do seu jardim.
  • Mantenha o solo bem drenado. Se o solo é argiloso, arenoso ou de limo, adicione farinha de ossos, vermiculite, turfa, estrume ou composto. Escolha o que for mais apropriado para o tipo de bolbos e solo e verifique as instruções dos sacos para saber a quantidade que deve colocar.
  • Cave um buraco para cada bolbo, utilizando o comprimento do mesmo para se orientar.
  • Com o ponto de crescimento virado para cima e as raízes apontando para baixo, acomode a planta no buraco e cubra-a de terra.
  • Rege bem o solo, mas deixe-o secar entre as regas.

Os bolbos podem marcar a diferença e tornar espetacular qualquer jardim. Com um pouco de organização, guardá-los não tem que ser difícil. Com os devidos cuidados, irá poder desfrutar dos seus bolbos durante muitos mais verões.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez também queira ler mais sobre Casa.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Casa Margarida

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.