CÃES, GATOS E BEBÉS

CÃES, GATOS E BEBÉS

A gravidez e a chegada a casa de um novo membro da família irão mudar-lhe a vida: a distribuição da casa, as rotinas de passeios, os cheiros… ser mais um implica novas atenções e necessidades. Quanto mais cedo começar a preparar o seu animal de estimação para estas mudanças, melhor será. Veja como pode fazê-lo!


Se está grávida e se o seu cão ou gato tem sido até agora o seu "bebé", é normal que se pergunte como é que ele irá reagir ao bebé que está para chegar; não se preocupe, que tudo irá correr bem!

Por que é que ficam com ciúmes?

Talvez os cães tenham, em geral, mais dificuldade do que os gatos em adaptar-se ao novo bebé, porque a ligação que sentem por nós é diferente. Trata-se de um sentimento mais profundo que pode levá-los a sentir uma pontinha de "ciúmes", mas não precisa de se preocupar: com alguns truques simples irá ajudá-los a superar essa sensação e transformar-se-ão no maior protetor do bebé.
Os animais, à semelhança dos bebés, são muito rotineiros, por conseguinte, habituá-los a uma nova rotina antes da chegada do bebé pode revelar-se uma excelente ideia; desta forma, pode efetuar todas as mudanças necessárias e ajudá-lo a habituar-se calmamente. Desde colocar novos elementos em casa, como o berço e o parque, a alterar as horas do passeio. Tenha em consideração que os animais são territoriais, por isso o melhor é não “tocar”, por exemplo, no seu sítio preferido para dormir.

Os veterinários recomendam que se incentive o animal a reconhecer e a habituar-se ao novo berço do bebé, para que assim que o bebé nasça não haja problemas.

Por outro lado, pense no seguinte: há algum problema de obediência? Qualquer mania ou hábito potencialmente perigoso que o seu cão possa ter, vai ter de tentar “limá-lo” antes da chegada da criança. Isto é muito importante, porque se não o fizer e depois acontecer um problema ou uma repreensão, o animal irá associá-lo ao bebé.

A primeira vez que se vêem

Depois do bebé nascer, antes de regressar a casa do hospital, poderá ser uma boa ideia colocar uma manta usada pelo bebé na cama do cão, uma vez que o olfato é muito importante para os animais e dar-lhe-á oportunidade de conhecer o bebé antes da sua chegada. Para que se vá habituando ao seu cheiro, a senti-lo nos donos, e para que quando chegar o dia em que vir realmente o bebé já o tenha assumido como familiar.

E quando o tiver pela frente? Não se deve segurar nem movimentar o bebé no ar diante do cão, pois isso poderá incitar o animal. Deixe que seja o seu cão a aproximar-se do bebé, quando estiver preparado para tal: ofereça-lhe a oportunidade e não o force. A partir do momento em que chegam a casa, sejam carinhosos com o animal, recompensem o seu bom comportamento com elogios e prémios, e ainda mais quando se aproximar do bebé corretamente e com cuidado.

Segurança – as regras de ouro

  • Nunca assuma, em circunstância alguma, que não fará mal ao bebé: pode não fazê-lo de propósito, mas e se se assusta? E se a criança lhe puxa uma orelha ou a cauda? Não o pode saber, por isso tenha cuidado.
  • Imponha limites à brincadeira, nada de “violência”.
  • Utilize “a hora da história antes de dormir” para incutir no seu filho, desde tenra idade, o amor e o respeito pelos animais.
  • Nunca deixe o cão e o bebé sozinhos na mesma divisão sem supervisão.

Assunto Limpeza... mais

Quando um bebé chega a casa, a limpeza transforma-se num assunto de primordial importância, o pêlo dos animais de estimação pode chegar a todo o lado, até mesmo aos locais mais estreitos e inacessíveis! Por isso, ao contar com Swiffer estará a tornar a sua vida muito mais fácil: com uma simples passagem, eliminará completamente os pêlos e o pó acumulados graças ao sistema de retenção de Swiffer. E quando a limpeza passa a ser “canja”, ficará com mais tempo livre para desfrutar da sua família e dos prazeres do dia-a-dia.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez lhe interesse ler A casa perfeita ou Swiffer.

 

 

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

eu gostei muito das sugestoes muito obrigada pela informação!

  • Reportar

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.