Os segredos para a economia com o frigorífico da casa
Se é daquelas que adora dicas de poupança, ficará surpreendida (e irá adorar) por saber que o seu frigorífico pode dar-lhe grandes alegrias. Não só evitará idas ao supermercado e gastos desnecessários, como também conseguirá que os seus cozinhados sejam mais saborosos e mais saudáveis. Está preparada para dar uma volta ao seu frigorífico?
1. Classifique bem os alimentos: frigorífico ou armário?
A maior parte das frutas e dos legumes preferem o frigorífico, mas as bananas, abacaxis, batatas, abacates, laranjas e cebolas preferem lugares frescos e escuros. Além disso, o pão ganha bolor mais rapidamente e fica frio!
2. Cada alimento na sua prateleira
- O melhor lugar para a carne e mariscos é na prateleira inferior (aí não pingarão sobre os outros alimentos).
- Queijos, iogurtes e leite ficam melhor nas prateleiras do meio (onde a temperatura do frigorífico é mais fria).
3. O que ponho na porta do frigorífico?
A prateleira da porta do frigorífico é a zona mais suscetível às mudanças de temperatura, pelo que é um contrassenso colocar aí os ovos: manter os ovos a uma temperatura estável é fundamental para que se conservem durante mais tempo, por isso, coloque-os também na prateleira do meio!
4. A temperatura, 100 % importante
Manter o frigorífico a uma temperatura adequada pode prolongar a vida dos alimentos por mais 3 dias. Tente sempre que a temperatura do frigorífico se situe entre os 0-4°C e verifique-a regularmente! Se aquecer ou se arrefecer demasiadamente, estraga os alimentos e é fatal para a poupança de energia.
5. Não se esqueça do congelador
Use-o com sabedoria: poupa dinheiro se conservar o pão de forma cortado em fatias e se guardar os alimentos que sobraram em caixas adequadas para congelação. Não deite comida fora! Conserve-a sempre que puder. Descongelá-la é rápido e dura muito tempo se a guardar bem.
E você? Tem alguma dica para partilhar connosco? Conte-nos! Fairy é especialista em poupança na cozinha, vejas as suas dicas e ideias para reciclar alimentos aqui: Economia na cozinha e Heróis da reciclagem.