Receitas para fazer com os seus filhos ao fim de semana

RECEITAS PARA FAZER COM OS SEUS FILHOS AO FIM DE SEMANA

As crianças crescem muito depressa e, quando nos apercebemos, lá estão elas a querer ajudar. Embora, por vezes, possam dificultar ao tentar ajudar na cozinha, devemos valorizar essa boa intenção e podemos aproveitar para deixá-las ajudar naquelas tarefas mais simples, quando as crianças são pequenas, dando-lhes mais responsabilidades à medida que forem crescendo. Além de ajudarem, vão aprendendo a ganhar responsabilidade!


É uma alegria quando as crianças querem fazer coisas de gente crescida, principalmente quando querem ajudar na cozinha.

Uma boa forma de valorizar e agradecer o entusiasmo e a tarefa bem desempenhada, será a preparação do seu prato favorito, sempre de forma saudável e divertida. Já imaginou como fazê-lo? Aproveite as ideias que hoje apresentamos!

Bolachinhas com confetes

Se tivermos crianças de 3-4 anos, sabemos que adoram cores...! Vamos preparar algo divertido, doce e decorado por elas!

Ingredientes: 100gr de açúcar mascavado, 100gr de açúcar branco, 1 colher de chá de extrato de baunilha, 175gr de manteiga à temperatura ambiente, 1 ovo inteiro, 1 gema, 300gr de farinha, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1 pitada de sal, cerca de 200gr de smarties.

Preparação: Peneire a farinha juntamente com o bicarbonato de sódio e o sal e reserve. Bata os dois tipos de açúcar, o extrato de baunilha e a manteiga com a batedeira até obter uma massa esponjosa. A seguir, adicione o ovo e a gema e bata até a massa ficar homogénea. Vá juntando a farinha que tinha reservado até ficar incorporada na massa. O resultado será uma massa pegajosa, por isso, recomenda-se que coloque um pouco de farinha nas mãos para moldá-la.

Prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal, faça bolinhas (de certeza que vai ser uma alegria para as crianças ajudar neste processo!), coloque-as no papel e espalme ligeiramente com a ajuda de um copo. Tendo em conta que enquanto cozem crescem muito e podem até colar-se umas às outras, coloque-as a alguma distância umas das outras. A seguir, coloque os smarties por cima.

Com o forno pré-aquecido a 180 graus, coloque o tabuleiro na grelha do meio durante cerca de 10 a 12 minutos, ou até as pontas das bolachas começarem a dourar.

Quando estiverem prontas, tire o tabuleiro do forno e coloque as bolachinhas em cima de uma rede para acabarem de arrefecer. Guarde numa caixa de metal para ficarem melhor conservadas, apesar de, provavelmente, não durarem muito tempo.

Canelone de presunto ibérico com queijo, azeitonas e tomate

Se as crianças forem um pouco mais crescidas, vão adorar sujar um pouco as mãos a preparar divertidos canelones para servir de entrada.

Ingredientes: 300gr de queijo creme, 200gr de requeijão, 40gr de tomate seco picado, 1gr de cebolinho picado, 30gr de azeitonas pretas picadas, sal e pimenta, 2 folhas e meia de gelatina demolhadas, 40 fatias de presunto ibérico bem finas.

Preparação: Bata o queijo creme e o requeijão até obter um creme. Junte o tomate, a cebola e as azeitonas misturando bem. A seguir, retifique os temperos. Dissolva a folha de gelatina numa colher de sopa de leite e junte ao preparado.

A seguir, mostre o artista que existe em si! Disponha as fatias de presunto em cima da bancada bem esticadas e, numa das pontas do rolo, coloque uma colher de sopa de creme de queijo. Enrole como se fosse um canelone.

Já imaginou que poderia, por exemplo, acrescentar espinafre fresco picado? Para algumas crianças, é um alimento difícil de ingerir e esta poderá ser uma forma original de consumi-lo. De certeza que vão adorar!

E agora, bom proveito!

Piza de cogumelos e rúcula

Quando se fala em adolescentes, sabe-se que os seus gostos estão geralmente limitados a 3 ou 4 tipos de pratos. Já ouviu falar em piza? Sim, a piza é um deles! Por isso, vão ser as crianças a prepará-la... Vamos ver quem é que resiste!

Ingredientes: 200gr de cogumelos laminados, 2 bolas de queijo mozarela de búfala, 1 dente de alho, 1 punhado de rúcula, 4 colheres de sopa de molho de tomate, 1 colher de sopa de ketchup, azeite virgem extra, sal, pimenta, orégãos secos, vinagrete

Para a massa da piza: 200gr de farinha de trigo, 200ml de água, 10gr de fermento de padeiro fresco, 1 colher de sobremesa de açúcar, 4 colheres de sopa de azeite virgem extra e sal.

Preparação: Para a massa da piza, coloque numa taça a farinha o fermento e o açúcar (o alimento favorito do fermento). Deite, aos poucos, a água sem parar de amassar e tempere. A seguir coloque a massa numa superfície lisa e, com um fio de azeite, continue a amassar até obter uma massa suave e homogénea. Não se esqueça de polvilhar a superfície com um pouco de farinha para ajudar a massa a não colar.

Depois de amassada, coloque numa taça e tape com um pano, deixando em repouso durante 1 hora num lugar quente. No inverno, resulta muito bem colocar junto ao aquecedor ou também pode colocá-la no forno durante 30 minutos a 30 °C. Quando estiver crescida, estique a massa com um rolo numa superfície lisa polvilhada com farinha até obter um círculo fino.

Coloque a massa numa forma polvilhada com farinha, estendendo-a bem e unte com o molho de tomate misturado com o ketchup. A seguir, acrescente algumas rodelas de mozarela, cogumelos e alho bem picado, além de orégãos, sal, pimenta e um fio de azeite. Vai ao forno pré-aquecido durante cerca de 12 minutos a 220 °C. Corte as fatias ainda quentes para deixá-la pronta a comer.

Coloque a rúcula numa taça e tempere com um pouco de vinagrete e antes de servir a piza, coloque um pouco por cima dela. Uma combinação deliciosa! Que apetite!

De certeza que por terem ajudado na confeção das receitas, as crianças irão deliciar-se ainda mais!

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos ou um comentário. Talvez queira ler mais sobre Refrescos naturais para iniciar os seus filhos na cozinha o Ensine os seus filhos a comer de tudo.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes