10 CANAPÉS ORIGINAIS PARA ESTE NATAL

10 CANAPÉS ORIGINAIS PARA ESTE NATAL

Entre outras receitas de Natal económicas que pode utilizar para a sua ementa desta época natalícia, os aperitivos e canapés típicos do Natal são uma opção de sucesso garantido, já que com eles podemos criar uma enorme variedade de receitas.


Quer preparar uns canapés deliciosos para um dos almoços ou jantares desta época? Tome nota! Neste artigo vou apresentar-lhe 10 canapés originais para este Natal

10 Canapés fáceis para o Natal

1. Pão com creme saboroso de queijo fresco caseiro e ervas

(o canapé da imagem) Sugiro-lhe que prepare um saboroso creme de queijo fresco caseiro e que o use para barrar uma deliciosa fatia de pão integral com sementes.

Para preparar um bom creme de queijo caseiro para barrar vai precisar de iogurte natural sem açúcar, uma pitada de sal e, opcionalmente e caso aprecie, especiarias ou ervas aromáticas. Vai ver que não é difícil de preparar: deve começar por colocar o iogurte num coador com um pano de algodão entre o iogurte e a coador (e um recipiente por baixo do coador). Pode colocar sal e algumas ervas ou especiarias. Para o soro do iogurte ir coando deve deixar a repousar durante cerca de 24 horas no frigorífico. Passado esse tempo aperte-o um pouco com o pano para saírem as últimas gotas e fica pronto a ser consumido!

Como referi ao início, pode usar este creme para barrar pão integral com sementes e decorar o canapé um pouco de alguma verdura ou erva aromática para lhe dar um toque de verde.

2. Tartelete “soufflé”

Um canapé muito fácil de fazer, ora veja! Vai precisar (para 16 tarteletes) de 16 tarteletes, ¼ de uma cebola grande, 150 g de queijo ralado e 2 colheres de sopa de maionese. Bastam estes ingredientes.

Para preparar as tarteletes comece por triturar a cebola, juntamente com dois dedos de água com uma picadora elétrica, até ficar em puré. Coloque o preparado num coador de rede fina e vá apertando com uma colher para retirar toda a água. Numa taça, misture a cebola que preparou com o queijo ralado e maionese e, com esta pasta, recheie as tarteletes. Depois de recheadas leve ao forno a gratinar durante cerca de 6 a 7 minutos.

3. Bombons de salmão com "tártaro” de manga

Para meia dúzia de bombons vai precisar de ¼ de manga, 1 colher de sobremesa de mostarda, ½ colher de sobremesa de mel, 150 g de salmão fumado, creme de vinagre balsâmico de Modena, azeite e pimenta preta.

Para preparar o "tártaro" de manga, corte a manga em cubos muito pequenos e, numa taça, misture-a com a mostarda, o mel, o azeite e a pimenta. Reserve.

A seguir, forre uma chávena de café com película aderente e coloque uma camada de salmão fumado que tape o fundo e as paredes da chávena. Encha o interior da chávena forrada com salmão com o "tártaro" e, de seguida, feche o bombom com o resto do salmão. Molde uma pequena bola (como se fosse um bombom) com as mãos, envolva-a com a película aderente por cima e leve ao frigorífico durante cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, retire o bombom da película aderente e sirva bem fresco com um pouco de vinagre.

Outra ideia: usar abacate com salmão fumado também fica muito bom.

Fairy Platinum à mão
Fairy Platinum à mão
(65)

O poder anti-gordura de uma noite de molho em apenas 10 minutos

Descubra agora!

4. Mini-tostas com pêra, queijo de cabra e alecrim

Este canapé é uma combinação espetacular! Vai precisar de uma pêra, queijo de cabra e alecrim fresco a gosto. Para preparar estas mini-tostas, comece por descascar e cortar a pêra em pedacinhos. Cozinhe-a numa frigideira com um pouco de óleo e, passados alguns minutos, adicione o queijo de cabra em pedacinhos. Deixe cozinhar um pouco, vá mexendo e por fim, retire do lume. Use a mistura para barrar as mini-tostas e tempere com um pouco de alecrim fresco picado.

5. Mini voulavent com foie gras mi-cuit, caramelo líquido, queijo ralado e sal grosso

Gostaria de experimentar esta delícia? Apenas terá de rechear os mini voulavent (como se tratassem de pequenas tarteletes) com o foie gras, o queijo ralado, uma pitada de sal grosso e caramelo líquido para decorar e dar sabor. Muito fácil! De seguida leve ao forno durante alguns minutos até que fiquem crocantes.

6. Tostas com queijo camembert e geleia de tomate

A combinação da geleia de tomate e queijo é realmente espetacular e muito fácil de preparar. Vai precisar de tostas de pão integral com sementes e por cima pode colocar um pouco de geleia de tomate e queijo Camembert para barrar. Excelente!

7. Delícias de foie crocantes

E eis que o foie, como pode ver, é um bom ingrediente para preparar canapés festivos para o Natal. Neste caso, vamos preparar também uns pequenos “bombons” com foie, tal como na receita de salmão com "tártaro” de manga.

Para meia dúzia de bombons vai precisar de 80 g de foie e 50 g de crocante de amêndoa. Comece por cortar o foie em pedaços pequenos e, com estes, preencher uma forma para bombons ou pequenos chocolates. Com cuidado! É preciso pressionar bem o foie até a forma ficar cheia e o foie bem prensado. Coloque a forma com o foie no congelador durante pelo menos 30 minutos para que solidifique. Passado este tempo retire os bombons de foie da forma e deixe-os durante alguns minutos à temperatura ambiente. Por fim, envolva-os em amêndoa e saboreie!

8. Mini-tostas com manteiga, salmão e ovos de caviar

Conhece os ovos de caviar? Sugiro um canapé muito festivo com este ingrediente. Experimente: barre algumas mini-tostas de pão com um pouco de manteiga. Coloque por cima o salmão fumado e, para decorar, alguns ovos de caviar, que vão dar cor e sabor a este delicioso aperitivo!

 9. Paté com geleia de cebola

Outra magnífica combinação! Umas fatias de pão com paté também ficam deliciosas se, além disso, colocar por cima um pouco de cebola caramelizada ou geleia de cebola (hoje em dia existem geleias de todo o tipo!). A cebola doce contrasta muito bem com o paté e suaviza um pouco o seu sabor. Não deixe de experimentar!

10. Pão com farinheira e ovos de codorniz escalfados

Sim, também pode fazer uns ovos escalfados com ovos de codorniz cuja preparação passo a explicar! Numa panela, coloque água a ferver com um pouco de vinagre. Entretanto, parta o ovo de codorniz para dentro de uma taça. Quando a água começar a ferver coloque o ovo de codorniz com muito cuidado e, de seguida, com a ajuda de uma escumadeira, segure-o e deixe cozer com o lume alto, durante apenas cerca de 40-50 segundos. Retire o ovo e reserve.

Numa mini-tosta ou fatia de pão espalhe um pouco de farinheira [ou outro enchido de recheio macio previamente cozido ou frito] e por cima coloque o ovo de codorniz escalfado. Humm! Pode decorar com sal grosso ou alguma especiaria, ou, por exemplo, com alho e salsa para lhe dar um último toque de sabor.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos ou um comentário. Talvez queira ler mais sobre Pratos Principais

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes