Guia para plantar verduras na primavera

GUIA PARA PLANTAR VERDURAS NA PRIMAVERA

Quer plantar a sua própria horta no jardim? Força! Embora ainda seja muito cedo para tomates e pimentos, há muitos vegetais que gostam das baixas temperaturas primaveris. Siga as nossas indicações e quando o verão chegar terá toda uma “loja” de vegetais orgânicos em casa.


Primeiro passo: tenha em atenção o calendário de plantação. Assim, comece a plantação destes vegetais na primavera, assim que o solo o permita!

Espinafres

Plante as sementes com um ou dois centímetros de profundidade e com uma separação mais ou menos igual entre cada uma. Os solos ricos e húmidos são os preferidos, mas pode plantar em qualquer solo sempre e quando este tenha matéria orgânica suficiente. Além disso não precisa de calor (faz com que floresçam mais cedo e amarguem) por isso pode plantá-las na sombra. Para a colheita não é necessário arrancar toda a planta, basta as suas folhas externas. As pequenas folhas internas voltarão a crescer rapidamente.

Alface

A alface precisa de um solo muito rico em nutrientes e que drene muito bem. Arranje húmus e deite uma boa quantidade na terra onde vai plantá-la, pois além de ser muito rico em nutrientes, age como uma esponja, retendo água, mas deixando passar o excesso. Há que ter cuidado e fornecer um meio fresco para poder germinar!

Plante as alfaces em fileiras distanciadas por 30 cm, separe-as com 25 cm entre elas, e na hora da colheita, não as armazene, tire-as da horta quando quiser consumir. Pode colhê-las desde um tamanho pequeno até ao seu tamanho final. Estarão muito ricas e suculentas em qualquer momento!

Cebola

Na primavera pode plantá-las com bolbos e com sementes. Se o seu jardim tem um solo bem drenado e que apanha sol, as sementes dão-se bem. Necessitam de pouca rega durante o seu ciclo de vida, precisam de mais água na sua etapa vegetativa, antes de formar o bolbo, recomendamos que deixe de regá-las pelo menos duas semanas antes de as colher.

Quando os vértices das folhas da cebola começarem a ficar amarelos, é o momento ideal para torcer e quebrar os seus pescoços, deixando-os ali mesmo em contato com a terra. Assim começa o amadurecimento da cebola. Dica: para curar as cebolas, deixe-as ficar ao sol por um dia. Depois de 24 horas, espalhe-as numa área quente, bem ventilada e sem luz solar direta. Cubra com uma folha de algodão e vá girando para secá-las uniformemente.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Ervilhas

Plante as sementes num solo com boa drenagem, e colha as ervilhas quando ficarem grandes dentro das vagens. A maioria das variedades estão prontas para a colheita passados cerca de 40 a 60 dias após a plantação. Dica:instale uma rede ou malha para poderem trepar. Também pode por umas varas de bambu fazendo uma espécie de tipi!

Cenouras

As cenouras gostam de estar bem enterradas. As sementes precisam de muita humidade para germinar! Para plantar a cenoura faz-se um sulco na terra com 1 cm de profundidade e depositam-se 4 a 5 sementes a cada 2,5cm. Calma, o mais normal é que algumas sementes não cresçam. Colheita: as variedades bebés podem apanhar-se em apenas 36 dias enquanto que as variedades maiores colhem-se em média aos 55 dias. Tire uma e veja se tem a cor laranja brilhante antes de apanhar toda a cultivação.

Brócolos

As sementes de brócolos são semeadas em viveiros durante cerca de 8 a 12 semanas antes da última geada da primavera e quando as plantas têm cerca de 6 semanas ou quatro folhas são transplantadas para o exterior. Na horta as plantas são separadas por 45 cm e as fileiras por 75 cm. Esta planta precisa de sol para crescer, mas não gosta do excesso de calor.

Colheita: entre 55 a 60 dias após a plantação. Em muitas variedades, os pequenos rebentos laterais rodeiam a cabeça, podendo também ser colhida. Dica: as cabeças dos brócolos são na verdade botões de flores. São de melhor qualidade antes de ficarem cobertos com a cor amarela.

Couve-flor

A couve-flor deve crescer primeiro num pequeno vaso. Antes de a transplantar é importante ver se a planta tem botões, já que são estes que depois dão a flor. Colheita: o tempo médio para a colheita é cerca de 80 dias, corte logo abaixo das cabeças lisas, quando estiverem firmes e duras. Pode conservá-las bem depois de cortadas, mas apenas durante uma semana, idealmente num lugar frio e penduradas de cabeça para baixo.

Repolho

O repolho deve crescer primeiro em pequenos vasos de plástico para depois ser transplantado para o seu lugar definitivo. É fundamental mantar o solo muito húmido e evitar as baixas temperaturas nesta etapa. A transplantação faz-se quando a planta mede cerca de 13 cm de altura. A colheita pode demorar 65 a 95 dias, dependendo da variedade. No momento de colher há que as tirar pela raiz para prevenir doenças no solo.

Gostou deste artigo? Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Visite também a nossa secção de Casa Perfeita

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Adoro hortas. Tenho uma e é a melhor coisa. Plato de tudo mas o que se da melhor é as aboboras, courgetes, repolho, Pastinaca, couve flor, brocules e feijão. Ainda tenho muito que aprender mas vale a pena ter uma horta. Experimentem.

  • Reportar
Casa Margarida

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.