Como organizar a festa perfeita

COMO ORGANIZAR A FESTA PERFEITA!

Este é o artigo ideal para a época de festas que se aproxima mas com conselhos igualmente úteis para qualquer época do ano. Há sempre um bom motivo para organizar uma festa em casa!


Aparentemente, uma festa pode dar muito trabalho mas se for bem organizada é muito mais fácil do que pensa. Estes conselhos irão ajudar a aperfeiçoar as suas capacidades como anfitriã.

Planeamento

Primeiro, defina a data e a hora assim como o número de pessoas que irão fazer parte da festa. Tenha em conta se alguma das pessoas poderá ajudar a preparar alguma tarefa relacionada com a festa, caso necessário.

Faça listas

Fazer listas de tudo é uma boa ideia! Inclusivamente listas de convidados, dos ingredientes, de limpeza da casa e de recados de última hora. As listas ajudam-nos a concentrar-nos e a reduzir o stresse, fazendo com que o planeamento pareça muito mais fácil.

Comida e bebida

Decida o menu em função de ser uma festa em que a refeição vai ser servida à mesa, com os convidados sentados, ou do tipo buffet, com a possibilidade dos convidados comerem de pé. A partir do momento em que faz a sua escolha, selecione os pratos e tenha em conta o que precisará para confecionar cada um deles, procurando incluir opções mais saudáveis (imagine que existe algum convidado vegetariano ou com doença celíaca) para que todos os convidados possam desfrutar da comida.

Um conselho: não confecione uma nova receita cuja elaboração difícil possa ter um resultado duvidoso. Não há nada pior que debater-se na cozinha com algo que não sabe bem se poderá ser servido. É um stresse. Ah! E assegure-se que existem bebidas suficientes, com álcool e sem álcool.

Prepare o ambiente

Coloque algumas velas pela casa para dar ambiente ou prepare uma iluminação subtil. Disponha de lugares sentados extra para a comodidade de  todos ou, pelo contrário, liberte o espaço para que se possa estar de pé tranquilamente, sem tropeçar em nada. Coloque tudo o que é desnecessário fora do espaço da festa.

Prepare uma lista de músicas adequada à ocasião e verá que tudo se compõe e fica animado. É fundamental que a sua casa se torne acolhedora!

Alguém fica para dormir?

Se existir a possibilidade de algum dos convidados ficar para dormir, assegure-se de que vai ficar confortável e tome nota dos seguintes conselhos para preparar a sua casa:

  • Coloque um pequeno jarro de flores, algumas revistas e um relógio.
  • Faça com que a cama seja acolhedora, pode colocar mais almofadas e roupa limpa. Dispor de um edredão hipoalérgico é o ideal, para o caso de existirem hóspedes alérgicos a qualquer tipo de tecido ou penas.
  • Tenha mantas a mais preparadas se o tempo estiver mais fresco. Prepare também um jogo de toalhas de mão e de banho.
  • Certifique-se de que existem cabides e espaço suficiente no armário

Boas ideias

  • Se pode e a sua casa permite, prepare a mesa com antecedência e, se possível, prepare alguma comida na noite anterior. Desta forma, terá uma coisa a menos para pensar no dia da festa.
  • Adiante tudo o que possa do menu, se vai fazer uma sopa, por exemplo, ou uma tábua de enchidos. Cubra todos os alimentos que precisam de frigorífico com película transparente ou papel de alumínio para evitar que fiquem secos.
  • Retire do frigorífico todos os alimentos que devem ser servidos à temperatura ambiente uma hora antes dos convidados chegarem.
  • Cumprimente pessoalmente todos os convidados à medida que chegam e ofereça um copo de boas vindas, se ainda não os conhecer.
  • Ofereça uma boa variedade de aperitivos.
  • Tenha à mão o número para chamar um táxi caso algum convidado precise.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Leia também sobre 3 looks para depois do trabalho ou Torne-se numa anfitriã perfeita!.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes