JARDIM DE INVERNO: O QUE CRESCE LÁ FORA?

JARDIM DE INVERNO: O QUE CRESCE LÁ FORA?

Com a chegada da neve e a descida das temperaturas, nem tudo desaparece. Existem plantas, flores e ervas que resistem ao frio e trazem um toque quente e acolhedor ao nosso jardim, com uma colorida variedade de plantas e flores. Por isso, instale uma iluminação bonita, plante algumas das espécies de plantas de que lhe vamos falar a seguir e desfrute.


Quando está frio há determinadas espécies de plantas, bagas e arbustos que também florescem, adicionando cor e interesse a uma paisagem de inverno. Tome nota das plantas que podem crescer e encher de cores o seu jardim no inverno:

Flores

A rosa de Natal: também conhecida como heléboro, tem folhas perenes e dá flores em janeiro, mesmo na neve. A sua gama de cores vai do rosa ao castanho e ao branco.

Galanthus: ou campainha de inverno. São pequenas flores brancas, em forma de campainha, muito bonitas.

Flor de íris: são umas flores garridas de cor roxa, ligeiramente parecidas com os gladíolos e as orquídeas. Amam o solo pedregoso e o sol.

Arbustos em flor

Camélia: é uma árvore de folha perene, que pode atingir grandes dimensões. Floresce do outono à primavera e dá flores de cores muito variadas, do branco ao rosa, alaranjado e vermelho, em diferentes tonalidades. Precisa de viver ao sol e à sombra.

Urze: as suas folhas são muito numerosas e tem flores pequenas cor-de-rosa e roxo, que formam cachos. Para cultivar a urze são necessários espaços ensolarados e escassos de água.

Hamamélis: é conhecida como vassoura de bruxa ou aveleira de bruxa, possui folhas ovais e aveludadas e a sua folhagem mantém uma cor verde escuro até à chegada do outono, altura em que muda para tons amarelos vivos. Floresce em pleno inverno, dando flores amarelas muito perfumadas.

Plantas aromáticas

Madressilva: dá flores pequenas e doces com aroma de limão e mel. São tubulosas e podem ser cor-de-rosa ou alaranjadas. É preferível plantá-la num lugar com sombra parcial, evitando a luz solar direta.

Flor-de-inverno: ou chimonanthus, os seus ramos de flores perfumadas no inverno são uma boa decoração de interior.

Daphne bholua: oriundas do Nepal, os seus cachos de flores cor-de-rosa oferecem uma forte fragrância.

Arbustos de bagas

Dê vida a um santuário silvestre, onde as aves podem ir debicar e desfrute da observação!

Ambipur GPII
AmbiPur Mono fragrância
(159)

Um sopro de ar fresco

Descubra agora!

Winterberry: este arbusto perde as folhas no inverno, exibindo os seus ramos cheios de bagas vermelhas e brilhantes e é um espetáculo que atrai as aves nos meses mais frios. Depois de plantada, pode precisar de alguns anos para germinar, mas vale a pena esperar.

Holly: é sinónimo de férias de inverno. Este arbusto pertence à família do azevinho e as suas bagas, de cor carmesim a amarelo, acrescentam uma textura diferente ao seu jardim.

Legumes

Quando o último dos legumes de verão murchar, limpe a terra e arranje espaço para as culturas de inverno, como a beterraba e a acelga. Estes legumes não crescem bem no calor, mas precisam de ser plantados no verão para poderem ser colhidos no inverno e estar disponíveis para fazermos cremes e sopas deliciosas nos meses frios.

Em meados de agosto pode plantar cenouras, alhos franceses e nabos, que levam cerca de 60 dias a crescer.

Em meados de setembro, é a vez dos brócolos, rabanetes e espinafres que crescem em apenas 30 dias. E também do repolho, da cebola e da couve.

As couves-de-Bruxelas e a couve-flor demoram mais de 90 dias a crescer e nos climas mais quentes, se plantar alface, ervilhas e batatas em novembro, estarão prontas em fevereiro.

O melhor sítio para as plantar é perto de uma parede virada a sul, para criar uma barreira contra o vento e absorver o sol. Se vir que vai haver uma onda de frio, cubra-as levemente com um plástico com bolhas.

Ervas

Nesta época, vai ter que mudar algumas ervas para o interior, como o manjericão e a hortelã, mas há outras que são resistentes e sobreviverão ao ar livre durante todo o ano, embora cresçam lentamente:

Rosmaninho: pode usar uns ramos para acompanhar as suas batatas assadas.

Louro: sobrevive ao inverno, mas é preciso podá-lo depois.

Salsa, sálvia e tomilho: podando-os corretamente, também passarão bem o inverno; e o alho e a cebola sobreviverão às temperaturas baixas num estado latente e estarão prontos para serem colhidos na primavera.

Os jardins de inverno são uma maravilha. Gostou deste artigo? Faça ‘Gosto’ ou deixe-nos um comentário.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Casa Margarida

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.