Decoração ideal para uma casa fresca

Decoração ideal para uma casa fresca

Chegaram definitivamente os dias de calor de verão. Depois de alguma instabilidade, o bom tempo veio para ficar e quase que nem tivemos tempo para preparar a decoração para recebê-lo. Agora que os dias são mais quentes e o Sol brilha mais, precisamos de ideias rápidas e simples sobre como "vestir" a nossa casa, adequando-a ao calor.


No verão e nas férias passamos mais tempo em casa e por isso e preciso adequá-la ao calor! Deixamos-lhe algumas dicas super simples para manter a sua casa fresca, tendo em conta que a mudança de estação não justifica, por si só, uma mudança de decoração dispendiosa. Com uns toques simples é possível conseguir um espaço mais confortável e acolhedor!

Quando pensamos no verão, é como se a nossa mente viajasse imediatamente para o exterior, seja para a praia, para a montanha ou para o campo. Então, por que não dar à nossa casa alguns toques naturais e ligados à natureza? É possível consegui-lo facilmente, com alguns truques e um pouco de alma de decorador.

RECORDAÇÕES DO MAR E DA PRAIA

Uma boa dica é fazer centros de mesa em tons de areia, quadros com motivos náuticos ou marinhos, ou simplesmente encher um jarro de vidro com conchas da praia e areia.

Decoração que relembra o mar
Encha uma jarra de vidro com conchas da praia. Concha decoração Zara Home.

Quem não tem a sorte de viver junto ao mar pode sempre introduzi-lo em casa através das suas cores, em alguns detalhes decorativos: azuis, turquesas, brancos e areia.


Têxteis de cores marinhas
Turquesa, areia e azul para relembrar o mar.

CAMPO: QUERO-TE SEMPRE VERDE

Se a sua casa está perto do campo serão os tons verdes e a gama dos terras os mais indicados para relembrar o exterior. Pode incluir todo o tipo de estampados florais por forma a conseguir levar a natureza aos seus aposentos.

Com uma mudança simples no tapete da sala e nalgumas almofadas, a sensação de frescura é quase imediata. Claro que quanto mais berrante for o tom de verde que escolher, maior será a sensação de frescura. O nosso preferido? O verde pistácio, sem dúvida.

O campo dentro de casa
Tapete e almofadas em verde pistácio berrante.

Ambipur GPII
AmbiPur Mono fragrância
(162)

Um sopro de ar fresco

Descubra agora!


MADEIRA E VIME

Introduza elementos naturais como o vime ou a madeira clara. Se tiver um terraço, aproveite esta época para lá colocar uma mesa, juntamente com um par de cadeiras e prepare-se para fazer a sua vida no exterior! Ao entardecer, abra as janelas e deixe que o ar fresco inunde o interior da sua casa. No dia seguinte, feche-as e baixe as persianas para conservar a frescura todo o dia.


Dicas de decoração para refrescar!

A ideia é que no verão a casa pareça muito mais leve e fresca. Por isso, um dos primeiros passos a seguir é personalizar ou retirar todos aqueles móveis e acessórios que transmitam a sensação de calor, ou que estejam relacionados com o inverno. Os móveis de tons escuros devem ser cobertos com panos coloridos. Aproveite para levar à lavandaria as almofadas e as cortinas mais grossas. Depois, guarde-as já limpas até ao próximo inverno.

Móveis de vime e madeira
Saia para o terraço e abra bem as janelas.

A água refresca os ambientes... mesmo que seja só de olhar. Coloque vasos com flores frescas e plantas em locais diferentes. A frescura será tanto visual como real pois estas dão alguma humidade ao ambiente. Para além de um toque de naturalidade e aroma fresco que inundará a sua casa.

Retire os adornos de casa, tone-a mais leve!
Imagem cedida pela A loja do Gato Preto.

Troque os ornamentos e outros objetos decorativos por uns de vidro. Desta forma, a luz vai refletir sobre eles e destacar a leveza do material, multiplicando a luz natural e a sensação de profundidade. Jogue com o reflexo da luz que entra pelas varandas ou janelas.

Vasos com água e flores.
Imagem cedida pela A loja do Gato Preto.

Os têxteis da casa também são importantes. Mantas, cortinas... elimine todos vestígios do frio e guarde-os no armário. Troque-as por materiais naturais e não-pesados, como o algodão ou o linho, que garantem frescura e bem-estar.

Troque as cortinas por outras mais leves ou por estores finos para dar um look etéreo à área. Os estores são geralmente muito mais leves do que as cortinas, dando um ambiente muito mais refrescante.

Almofadas: utilize capas leves e com cores alegres, que sejam tendência. É boa ideia ter dois jogos básicos para alternar no verão e no inverno. Podem ser de cores lisas ou estampadas, depende do que diz a moda da estação.

Umas mantas finas coloridas deixadas como que por descuido no braço do sofá ou numa cadeira, vão tornar o ambiente mais de verão. Algo que seja mais rápido? Um páreo grande, uma toalha bonita ou um lenço transparente.

No hall de entrada, especialmente se for escuro, guarde chapéu de palha ou um lenço branco ou marfim. Verá como consegue trazer luz a esse local da sua casa.
Mesas e prateleiras sem fundo, ganhando espaço e dando uma sensação de maior leveza visual.

Mesas leves para a sala.
Mesa de centro e auxiliares de La Oca.


Introduza toques de cor por toda a casa… o ambiente ficará mais alegre. Um exemplo? Estes expositores de revistas coloridos que se podem encontrar na Tiger, ou estes cabides variados.

Introduza toques de cor.
Expositores e cabides coloridos da Tiger.


Pequenos ajustes e algumas mudanças em pormenores: nada mais simples do que ter louça colorida e alegre para almoços no terraço, guardanapos com toques brilhantes de cor, e algumas velas para iluminar os seus jantares. O verão vai animar! Estes guardanapos com estampado geométrico são da Zara Home.

Cores às refeições.
Velas de várias cores da Tiger.


QUE CORRA O AR FRESCO…
  • A luz dá-nos vida, mas também nos fornece calor. Recomendamos que abra as janelas da sua casa logo de manhãzinha e que as feche a meio da manhã. Assim que o Sol se põe, poderá reabrir as janelas, deixando entrar a brisa fresca da tarde ou da noite.

  • Regue o seu terraço ou varanda. Quando o Sol se põe, pode arrefecer as superfícies em torno da sua casa. Se o fizer ao final da tarde, vai refrescar o ambiente. Os jardins e as plantas devem ser regadas a essa hora para "renasçam" após as horas de calor.

  • Pulverize água sobre as plantas que tem em casa, coloque-as nas correntes de ar e sentirá imediatamente um ambiente muito mais fresco.

  • E, antes que pense que nos esquecemos... compre uma ventoinha! São muito eficazes e gastam muito menos energia do que o ar condicionado.

Gostou das ideias que lhe sugerimos? Queremos saber a sua opinião! Não hesite em deixar-nos o seu comentário.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Neuzagp

Neuzagp

Reportado

Adorei todas as dicas e ideias para renovar o ambiente e a energia sem gastar muito.

  • Reportar

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.
Casa Margarida