Como decorar uma sala

Como decorar uma sala

Siga as nossas dicas de decoração e fique a saber como decorar uma sala para conseguir um ambiente moderno e urbano.


O espaço

A primeira coisa a fazer é aproveitar ao máximo o espaço disponível na sala, criando zonas distintas, para fins diferentes. Uma sala normal assenta basicamente num sofá e numa televisão e é precisamente isso que se quer evitar. Se queremos arrojo e distinção, temos de inovar.

Zonas que pode criar na sua sala, para além da zona de jantar:

Zona de lazer, com televisão e sofás.
Zona de leitura, com um candeeiro de pé alto e um sofá individual.
Zona de convívio, com poufs, almofadas, porta-revistas, um pequeno bar e luz ambiente direcionada.

Dica: para delimitar as zonas que pretende criar na sua sala, evite os biombos e aposte em tapetes. São mais discretos e funcionam na perfeição, preservando a amplitude do espaço.

A mobília

É um pouco ao gosto de cada uma mas, para se garantir a “onda” urbana na sala, opte por estantes ou módulos de linhas retas, que possibilitam muitas combinações e encaixam sempre bem, seja qual for o ambiente que se pretenda.

Em relação ao sofá, a cor ideal é o preto, em pele, sinónimo de sobriedade e sofisticação. As almofadas podem ser brancas e quadradas, complementando a geometria do próprio sofá.

Dica: torne a zona do sofá mais confortável, colocando na sua frente uma mesa de apoio, em cima de um tapete.

Evite encher a sala com bibelots e coisinhas desnecessárias, que servem apenas para tornar o ambiente geral da sua sala mais pesado. Opte por peças contemporâneas e de cores vivas.

Em relação às paredes... escusado será dizer que é proibido preenchê-las com quadros, quadrinhos, telas e fotografias de família. O melhor é colocar apenas duas ou três fotografias grandes de paisagens naturais ou citadinas, e apenas numa das paredes – que nunca poderá ser a da televisão.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Dica: se a sua sala é pequena, pense em colocar estrategicamente um ou outro espelho (não abuse, ou a sua sala vai parecer a sala dos espelhos!), pois estes potenciam a sensação de espaço, tonando-a maior aos seus olhos (e aos das visitas também).

Cores

Para o estilo pretendido, o melhor são as cores neutras, como o cinzento, o preto, o branco, o castanho ou o azul escuro. Mas o ideal é conjugar uma destas cores, com outras mais vivas como o laranja, o vermelho ou o amarelo, provocando um contraste para um look moderno.

Luz

Até por uma questão económica, deve aproveitar-se a luz natural ao máximo. Neste sentido, convém utilizar cortinados com transparência para aproveitar a luz do dia... até à noite – e por isso mesmo a zona de leitura deve ficar junto a uma janela.

Para zonas de lazer ou convívio, o melhor é uma iluminação discreta. A zona de jantar, pelo contrário, deve ser bem iluminada (média luz).

Se optou por colocar algumas fotografias numa das paredes, faça incidir sobre elas uma luz direta, para destacar.

Dica: as luzes brancas devem ficar fora da sua sala. Não vai querer parecer estar numa sala de atendimento de um hospital. Opte por luzes amarelas.

Aproveite e saiba também o que deve fazer para decorar o seu quarto.

 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico. ***

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Casa Margarida