Celebra o milagre da natureza com os miúdos

CELEBRE A PRIMAVERA COM OS MAIS PEQUENOS!

Os miúdos adoram brincar ao ar livre, na terra. Porque não mostrar-lhes a magia de plantar sementes e a germinação dos alimentos numa festa encantadora? Assim, partilhará com eles a generosidade do jardim!


Mostre aos seus filhos as maravilhas da natureza. Aqui tem algumas ideias para celebrar a chegada do calor e com ele, o despertar das hortaliças, frutas e flores.

Quando amadurecerem os tomates mais sumarentos, quando começarem a aparecer os pimentos e a brotar a flor da abóbora, será o momento de preparar uma festa no jardim! Quando os legumes estiverem preparados para a colheita, faça-a com os seus filhos, será uma forma divertida de mostrar-lhes as maravilhas e alegrias do crescimento de frutas e verduras. O jardim oferece, na primavera e verão, um cenário perfeito para uma festa de anos ao ar livre com os amigos das crianças, ou para um encontro de férias com a família e amigos.

Decorar com flores e plantas, organizar jogos e atividades em redor de um tema do jardim e desenhar um menu saudável que inclua algumas guloseimas da sua horta, frescas e prontas a comer, pode ser fantástico. Para além disso, uma festa com o jardim como tema central é também uma oportunidade de ensinar aos miúdos como se semeia, como se tiram as ervas daninhas e como se faz a rega. No fundo, como uma semente pode transformar-se num ramalhete colorido e delicioso. A festa da jardinagem inspirará futuros agricultores!

Hoje propomos as seguintes ideias para que a temática abarque todos os elementos da festa, desde os convites aos prémios de um jogo.

Convites
Faça os convites com os seus filhos. Junte imagens de fruta, flores e legumes recortadas de revistas e catálogos de supermercado. Inclua um poema relacionado com jardinagem e não se esqueça de indicar a data, hora e os detalhes da morada.

Toalha de mesa
Recorte uma toalha para a mesa de picnic em forma de uma enorme folha onde os miúdos possam colorir e desenhar. Verá como ficam entretidos!

Prendas
Ofereça a cada convidado da festa um pequeno pote com sementes de flores da temporada ou hortaliças, como rabanetes que são de crescimento fácil e rápido. Pode também escolher sementes grandes como pevides de abóbora ou feijão. Uma das atividades será plantar as sementes e regar o solo para fazer o seu próprio jardim.

Decorações
Apanhe flores no jardim e coloque em jarras sobre a mesa. Utilize atmbém verduras para arranjos florais, experimente com brócolos, couve-flor, rabanetes ou pepinos.

Atividades
Aqui tem algumas ideias para que os miúdos se divirtam juntos:

  • Decorar os potes com autocolantes de abelhas, insetos, borboletas e aves.
  • Ler livros ilustrados de jardinagem que sejam divertidos para eles. Cada um lê uma página e passa ao livro seguinte.
  • Inventar nomes: se puder, compre frutas e legumes pouco comuns na sua cidade. Será uma boa oportunidade de aprendizagem para os seus filhos e um prazer para o paladar poder degustá-los.

Jogos
Os miúdos precisam de atividade e adoram brincar, pelo que adicione um pouco de energia neste dia com:

  • Corridas em que os miúdos tenham que transportar um regador sem derramar uma gota.
  • Caça ao tesouro: esconder frutas e legumes nos locais mais inesperados do pátio. Proporcione-lhes uma lista de tesouros e quem encher a cesta com a maior quantidade será o vencedor.

Prémios
Uma planta de morango ou de tomate, uma casinha para pássaros, um pequeno regador ou mini ferramentas de jardinagem.

Comidas e bebidas
Pode servir um buffet com tigelas ou pratos de legumes variados, incluindo alface, tomate, pepino, azeitonas, cenoura e o que mais queira, para que os miúdos façam a sua própria salada. Inclua também sementes de abóbora, de girassol e de sésamo para dar mais sabor.

Leve todas os legumes ao forno ou faça-os na frigideira. O bolo de cenoura, pão com aboborinha ou batatas doces também são uma grande ideia. Inclua uma boa variedade de frutas com folhinhas de menta e frutas desidratadas. Para as bebidas conte com sumos de fruta e sumos de verduras doces como a cenoura.

Gostou deste artigo? Clique em “gosto” ou deixe-nos o seu comentário! Talvez queira consultar também Frutas ‘on the rocks’ e a nossa secção de Receitas

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.