TENHO MAU HÁLITO, PORQUÊ?

TENHO MAU HÁLITO, PORQUÊ?

A minha pergunta é: no meu caso, tenho uma boa higiene oral, tal como o meu dentista me recomenda, não tenho cáries, faço uma higiene completa, etc. Tenho mau hálito, especialmente quando me levanto e depois de comer. Gostaria de saber porquê. Obrigado.


Este é um problema muito comum entre a população adulta. A halitose, na grande maioria dos casos, é de origem oral. A higiene é, por conseguinte, essencial e embora a possa considerar adequada, convém lembrar alguns pontos importantes: 

  • Escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia e sempre antes de se deitar (mesmo que seja para dormir a sesta).
  • Usar uma escova de dentes elétrica com cabeça redonda que, tal como demonstram as publicações científicas mais prestigiadas, é a melhor ferramenta para assegurar uma completa remoção da placa dentária. Os modelos mais avançados destas escovas possuem inclusivamente um modo de "limpeza da língua", o que irá certamente ajudar a controlar o mau cheiro, uma vez que na língua se acumulam inúmeras bactérias.
  • Recomenda-se a utilização do fio dentário, pelo menos à noite, bem como elixires orais antisséticos que ajudem a controlar a presença de bactérias no interior das bochechas e língua. O elixir Oral-B ProExpert pode ajudá-la, dado conter cloreto de cetilpiridínio, um antissético de elevada eficácia no controlo do crescimento bacteriano. Contudo, antes de usar elixires orais com clorexidina, é importante consultar previamente o seu dentista.
  • É fundamental utilizar uma pasta dentífrica e, especificamente no seu caso, será uma grande ajuda se contiver fluoreto de estanho estabilizado. Este composto fluoretado tem demonstrado uma notável superioridade no controle da proliferação bacteriana horas após a escovagem, apoiada em estudos específicos com base no hálito de manhã ao levantar-se. 
  • Reduza o consumo de álcool, evite fumar e mantenha sempre a sua boca hidratada.

Na próxima vez que for ao dentista, pode pedir para lhe realizarem uma sondagem periodontal, para confirmar que a saúde das suas gengivas é efetivamente boa. A doença periodontal é uma das principais causas da halitose.

Oral-B PRO-EXPERT Frescura Saudável
Oral-B PRO-EXPERT Frescura Saudável
(24)

Um novo ingrediente, uma nova explosão de frescura!

Descubra agora!

Infelizmente pode passar despercebida e isso ocorre, por vezes, mesmo em pacientes com uma boa higiene aparente.

Espero que a minha resposta lhe seja útil.

Gostou desta resposta? Clique no ‘Gosto’ ou deixe-nos um comentário. Se quer ver mais respostas do especialista em odontologia, pode fazê-lo a partir daqui e se quiser fazer-lhe uma pergunta, clique aqui.

  Para publicar um comentário, registe-se ou inicie sessão

CINCO MENUS DE FESTA
CINCO MENUS DE FESTA
11

CINCO MENUS DE FESTA

You have already participated to this slideshow