Comemore o mês da saúde oral todo o ano!

Comemore o mês da saúde oral todo o ano!

Todos os anos, as nossas marcas preferidas de higiene oral comemoram o Mês da Saúde Oral e lançam campanhas e promoções. Hoje, queremos recordar-lhe que a sensibilização para este tema deve durar todo o ano, porque a saúde oral é fundamental para desfrutar de uma saúde geral sólida e resistente.


Por ocasião do Mês da Saúde Oral, reunimos as perguntas mais frequentes que costumam fazer e damos-vos as respostas, para não ficarem com nenhuma dúvida!

Qual é a frequência adequada de escovagem?
Embora o ideal seja escovar os dentes tantas vezes quantas as refeições que fizer, se escovar os dentes duas vezes por dia, durante alguns minutos, é suficiente para os manter saudáveis. Quando lavamos os dentes, eliminamos a placa dentária que se forma na superfície dos mesmos e estamos a contribuir com princípios ativos benéficos para os nossos dentes, controlando os problemas de sensibilidade, das gengivas ou o branqueamento dos dentes.

Qual é a melhor pasta?
Para manter a boca saudável e sem cáries utilize uma pasta dentífrica fluoretada para a escovagem dos dentes. Existem dentífricos com diferentes concentrações de flúor em função do risco de cáries e das diversas necessidades de cada pessoa. Recomendamos-lhe que pergunte na sua farmácia ou se aconselhe com o seu dentista sobre o tipo de pasta que deve usar de acordo com o estado dos seus dentes.

Se for viajar ou se comer fora… como posso manter a minha higiene?
Leve sempre consigo os seus instrumentos de higiene oral. Organize um mini-estojo de toilete para guardar dentro da mala e leve sempre uma boa escova de dentes e dois frasquinhos miniatura - um de creme pequeno com pasta de dentes e um com elixir ou antissético oral, uma embalagem de fio dentário… e já está!

Quando é que as crianças devem ir pela 1ª vez ao dentista?
Quando a criança tiver a dentição primária completa será um bom momento: se o seu desenvolvimento estiver a decorrer bem, a um ritmo normal e sem problemas, pode esperar até essa altura.

Como escolher a escova de dentes adequada?
Deve ser de um tamanho ideal para a sua boca, com filamentos macios e arredondados que não danifiquem os seus dentes e gengivas. Uma limpeza correta deve proporcionar-lhe uma sensação agradável, de alívio e frescura, de maneira que ao terminar de escovar os dentes e passar a língua pelos dentes estes estejam tão suaves como se tivesse acabado de fazer uma limpeza profissional. Recomendamos-lhe que experimente as escovas elétricas, já que são mais eficazes e eliminam até 2 vezes mais de placa do que as escovas de dentes manuais, assegurando uma limpeza ótima.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Com que frequência devo mudar a minha escova de dentes?
Os especialistas recomendam que se deve trocar de escova ou cabeça de escovagem de 3 em 3 meses. Uma escova de dentes em más condições pode causar danos na nossa boca, tanto nos dentes, desgastando-os, como nas gengivas, provocando a sua recessão. Algumas escovas e cabeças de substituição têm filamentos que mudam de cor à medida que se vão desgastando para nos lembrar que está na altura de as substituirmos.

Como devo escovar os dentes?
Lave os dentes durante alguns minutos, sem pressionar demasiado a escova e não esquecendo nenhuma das faces dos dentes. Escove também as gengivas e a língua. É muito importante utilizar o fio dentário a seguir, mas tenha cuidado: utilize uma pequena porção de fio e faça movimentos suaves. Para finalizar, use o antissético oral mas não enxague com água depois de o utilizar, porque eliminaria os princípios ativos que ficam na boca.

E se depois da escovagem não os sentir limpos?
Para sentir os dentes limpos, é necessário eliminar a placa bacteriana das gengivas, dentes, espaços interdentários, bochechas e língua. Não se esqueça de escovar os dentes durante os 2 a 3 minutos necessários e não deixe nenhuma área por limpar. Se experimentar uma escova elétrica irá notar, e muito, a diferença.

Preciso de fazer uma ou duas limpezas por ano?
Não exatamente, todas as pessoas são diferentes. Recomenda-se normalmente que vá ao dentista fazer uma consulta de rotina a cada seis meses, consoante o seu caso: em conjunto, poderão decidir qual a frequência adequada, de acordo com o estado da sua saúde oral.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em "Gosto" ou deixe-nos um comentário! Talvez lhe interesse ler A saúde oral, uma parte importante da saúde geral ou Métodos mecânicos de remoção e controle do biofilme dentário.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes