A importância de uma boa saúde oral

A importância de uma boa saúde oral

Além do impacto no estado nutricional, e nos efeitos adversos na fala e autoestima, as doenças orais impõem, pelo seu custo e pelo sofrimento que causam, um considerável peso financeiro e social.


Doenças orais provocadas pela placa bacteriana

A placa bacteriana é um biofilme oral constituída por bactérias que se formam continuamente nos dentes e gengivas. Na fase inicial de formação é uma massa fina e mole, quase invisível mas que se não for removida eficazmente fica mais espessa e começa a mineralizar formando um depósito duro conhecido por tártaro ou cálculo. A placa bacteriana constitui a principal causa da cárie dentária e das doenças periodontais (da gengiva).

Cárie dentária

A cárie dentária, doença mais comum dos dentes, é uma doença infeciosa e transmissível. Esta doença resulta da interação entre o biofilme bacteriano, os hidratos de carbono fermentescíveis e o dente que quando em contacto por um determinado tempo conduz à desmineralização (perda de minerais como o cálcio e o fosfato) do dente. Se este fenómeno for contínuo resulta numa cavidade. Os principais fatores para controlar esta doença são uma higiene oral regular e eficaz, a exposição a fluoretos e um consumo limitado de alimentos cariogénicos.

Doenças periodontais

As doenças periodontais (gengivite e periodontite) afetam as estruturas de suporte do dente, nomeadamente a gengiva e o osso alveolar. A principal causa destas doenças é a acumulação da placa bacteriana ao longo da linha da gengiva. Os produtos resultantes do metabolismo bacteriano vão provocar inflamação na gengiva tornando-a vermelha, inchada e hemorrágica. Esta doença é conhecida como gengivite e é reversível se os fatores contribuintes deste processo forem eliminados.

A periodontite envolve também o suporte ósseo do dente. Para além dos sinais da gengivite, na periodontite a gengiva retrai e afasta-se do dente, formando bolsas onde as bactérias proliferam com mais facilidade. A inflamação e infeção estabelecidas no fundo das bolsas periodontais causa a destruição do osso que rodeia o dente, resultando em exposição da raiz do dente, sensibilidade dentária, mobilidade, podendo levar à perda do dente.

Controle a placa bacteriana e o tártaro através de:

  • Higiene oral diária – escovagem dos dentes e a remoção da placa bacteriana entre os dentes.
  • Consulta regular ao higienista oral.

Escove os dentes

Escove os dentes pelo menos duas vezes por dia, de manhã, após o pequeno-almoço e, principalmente, antes de deitar.

Como escovar os dentes:

  • A escovagem deve alcançar todos os dentes e todas as áreas de cada dente (escovar do lado da bochecha, do lado da língua e nas superfícies que mastigam).
  • Para não esquecer nenhum dente deve ser feita uma escovagem com sequência (começar num dos lados da boca e terminar no lado oposto).
  • A escova deve estar inclinada para o dente e gengiva (cerca de 45º) de forma a limpar a placa bacteriana existente no sulco gengival.
  • Os movimentos devem ser horizontais e curtos (vibratórios ou circulares) abrangendo dois a três dentes de cada vez e fazendo dez movimentos em cada zona.
  • Escovar a língua, com movimentos de trás para a frente, remove bactérias e ajuda a manter de um hálito mais fresco.
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Dica: a escovagem pode ser feita com escovas elétricas. Estas escovas realizam os movimentos adequados bastando fazer a inclinação correta para o dente e a gengiva como na escova manual. Experimente a escova elétrica Oral-B Vitality!

Limpeza entre os dentes

É entre os dentes, junto à gengiva, onde geralmente se iniciam as doenças periodontais. O fio dentário (ou fita) é o meio mais adequado para quando a gengiva preenche o espaço entre dois dentes.

Como usar o fio dentário:

  • Retire aproximadamente 45 cm de fio.
  • Enrole a maior porção de fio no dedo médio de uma mão e dê duas voltas no dedo da outra mão, deixando livre entre os dedos cerca de 2 cm de fio.
  • Use os polegares e os indicadores para introduzir o fio no espaço entre dois dentes.
  • Faça movimentos de vaivém até chegar à gengiva curvando o fio em forma de "C" à volta de um dente e depois à volta do outro.

E a alimentação?

Em qualquer idade um programa completo de saúde oral inclui bons hábitos nutricionais. Procure fazer uma dieta rica e variada:

  • Produtos lácteos, fonte de cálcio e vitamina D, que fortalecem os ossos e dentes.
  • O pão e cereais, que fornecem a vitamina B e o ferro, são úteis para a saúde gengival.
  • Os vegetais e frutas (vitamina C e A) que são essenciais à saúde gengival.
  • Carnes magras, peixe e aves (fonte de magnésio e zinco) para os dentes e ossos.

Dica: evite o consumo de alimentos/bebidas açucarados pois são usados pelas bactérias para produzir ácidos que desmineralizam o dente.

Resumindo, para ter e manter um sorriso saudável:

  • Escove os dentes pelo menos duas vezes por dia, com um dentífrico fluoretado.
  • Use o fio dentário todos os dias.
  • Sempre que indicado use produtos antimicrobianos para um controlo mais eficaz do biofilme oral, não esquecendo as instruções do profissional de saúde oral.
  • Faça uma dieta saudável com todos os nutrientes necessários.
  • Evite o consumo de alimentos e/ou bebidas açucaradas.
  • Evite o tabaco e o álcool que contribuem para a doença periodontal e cancro oral.
  • Visite regularmente um profissional de saúde oral.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

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