GUIA DE ALIMENTOS PARA CUIDAR DOS SEUS DENTES

GUIA DE ALIMENTOS PARA CUIDAR DOS SEUS DENTES

Quais são os alimentos de que os seus dentes gostam mais? E aqueles de que eles não gostam nada? Um dos segredos para um sorriso bonito (e menos visitas ao dentista) é um regime alimentar saudável para os dentes. Oral-B deixa-lhe uma lista detalhada para cuidar da sua boca e da das pessoas mais importantes para si.


Mastigar e beber durante o dia pode danificar os seus dentes ou torná-los mais fortes, depende do que comer!

Os alimentos amigos dos dentes

Os vegetais ricos em fibras! Como os brócolos, a couve-flor e o repolho que "esfregam" a superfície dos dentes e aumentam o fluxo da saliva, o que por sua vez neutraliza os ácidos que podem desgastar-nos os dentes. Também contêm cálcio e fosfatos, que ajudam a reconstruir os minerais que os ácidos podem remover. Os legumes crocantes, como as cenouras, o pepino, o aipo e os pimentos também possuem um elevado teor de água para compensar os açúcares.

Produtos lácteos: o queijo é rico em cálcio, o que ajuda a substituir os minerais lixiviados dos dentes e contribui igualmente para o aumenta do fluxo da saliva. O leite e o iogurte proporcionam cálcio e fosfatos, que restauram e realçam a suavidade e o brilho dos dentes. O leite enriquecido também fornece vitamina D, que ajuda o cálcio a fazer a sua magia.

Alimentos ricos em vitamina C: Se tem falta de vitamina C, as suas gengivas podem sangrar, mas se comer laranjas, toranjas, morangos, kiwis, batatas-doces, cenouras e pimentos vermelhos solucionará o problema. A vitamina C também ajuda o organismo a manter e reparar os ossos e os dentes, por isso, o nosso conselho é comer frutas e legumes frescos, em vez de sumos e batidos.

O xilitol é utilizado nas pastilhas elásticas sem açúcar e é uma outra maneira de estimular a saliva, remover as partículas dos alimentos da boca e limpar os dentes. Este edulcorante natural (derivado de plantas lenhosas) combate as bactérias causadoras da cárie dentária. Também pode comprá-lo ao natural para usar como alternativa ao açúcar para cozinhar.

O chá verde é bom para os dentes, tal como o chá preto. Ambos contêm compostos chamados polifenóis, que matam ou inibem as bactérias causadoras da placa, evitando deste modo a produção do ácido que ataca os dentes. Uma pitada de leite proporciona-lhe um toque de cálcio.

Carne, peixe e tofu

A carne, o tofu e os peixes gordos, como o salmão e a cavala, contêm fósforo, que protege o esmalte dos dentes. Conjugue-os com vitamina A (que contribui para a formação e manutenção do esmalte dos dentes), C e D. Se é vegetariana, opte pelos legumes de folha verde, feijões e cereais integrais.

Frutos secos

Estão repletos de vitaminas e minerais que os seus dentes irão adorar. Os amendoins possuem cálcio e vitamina D e as amêndoas são ricas em cálcio. Os cajus ajudam a aumentar a produção de saliva, enquanto as nozes contêm uma mistura de fibra, ferro, magnésio e ácido fólico, que ajuda a reparar as células danificadas no tecido das gengivas. Também são ricas em niacina, que ajuda a prevenir a recessão das gengivas, e em zinco, que combate o crescimento das bactérias e da placa.

Dicas do Para mim

Cuide dos seus dentes, escovando-os todos os dias com Oral-B (pasta dentífrica, fio dentário, elixir oral e escovas de dentes recarregáveis), que a ajudarão a manter os dentes fortes!

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Os inimigos dos dentes

As bebidas gaseificadas

Todas nós sabemos que as bebidas gaseificadas são uma das principais causas das cáries, mas as bebidas dietéticas e desportivas também causam estragos. Adoçadas artificialmente, contêm ácidos fosfóricos e cítricos que causam erosão nos dentes e mais ainda quando ficam expostos a esses ácidos durante um longo período de tempo. As bebidas que secam a boca - como o álcool - também são inimigas, porque precisamos da saliva para manter os dentes seguros e protegidos.

Os alimentos doces naturais, como as passas e as barras de cereais com frutos secos, provocam muitas vezes cáries, porque ficam presos entre os dentes e a saliva não consegue removê-los, deixando os dentes continuamente expostos ao açúcar.

Osamidos

Pense no pão branco, nas batatas fritas e na massa al dente, que ficam entre os dentes e se transformam muito rapidamente em açúcar.

Citrinos

As laranjas, limões, toranjas e limas contêm um ácido cítrico tão penetrante que é frequentemente utilizado em produtos de limpeza. São muito saudáveis para a nossa saúde, mas devemos consumi-los como parte de uma refeição e lavar a boca em seguida.

O mesmo acontece com a água morna com limão; é excelente para desintoxicar o nosso organismo, mas é fatal para os dentes. Assim como misturar legumes com vinagre. Por isso, se adora pepinos em conserva, tente comê-los na refeição.

Café e vinho tinto

Olá manchas! Os taninos no café desgastam o esmalte e podem manchar os dentes de uma cor castanha nada bonita. Do mesmo modo, embora um copo de vinho tinto tenha imensos benefícios para a saúde, pode transformar os seus dentes brancos e brilhantes em dentes roxos muito pouco atraentes. Os ácidos presentes no vinho (tinto, branco e rosé) podem atacar a superfície dos dentes, permitindo que as manchas se fixem mais facilmente.

As vitaminas mastigáveis

Quer seja um multivitamínico ou um comprimido grande de vitamina C mastigável, contêm muitas vezes ácidos concentrados que danificam os dentes, por isso atenção!

Gostou deste artigo? Partilhe as suas dicas e conselhos, deixando-nos um comentário. Clique aqui e leia outros conselhos de saúde oral de Oral-B. Ah, e também pode ver a nova secção de Oral-B Stages!

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes