DICAS PARA AS CRIANÇAS LAVAREM OS DENTES

DICAS PARA AS CRIANÇAS LAVAREM OS DENTES

Que as crianças queiram lavar os dentes por iniciativa própria é como um sonho, uma ficção... E você sabe: na altura de escovarem os dentes, são poucas as que são “colaboradoras”. Esperneiam, fazem birras, inventam desculpas e escovar-lhes os dentes à força não é, evidentemente, uma opção prática. Deixamos-lhe aqui algumas ideias e dicas da Oral-B para tornar a tarefa um pouco mais fácil e divertida.


Documento sin título

Elas não querem, mas é preciso conseguir que os lavem: a higiene oral não é algo que se possa deixar de lado: a escovagem regular é essencial, em especial quando já comem de tudo. Aqui tem as dicas da Oral-B!

Escovar os dentes em conjunto, em frente do espelho

É bom que a criança se veja enquanto lava os dentes e que o faça consigo! As crianças gostam de fazer coisas com os seus pais e irmãos e é por isso que escovar os dentes em família é uma ótima ideia. Para que o seu filho se consiga ver no espelho ao seu lado pode usar um banquinho ou uma cadeira.

Imitando os mais velhos
As crianças aprendem por imitação, por isso, um dos elementos-chave para o seu filho querer lavar os dentes, será ver que também nós o fazemos.

Transformar a escovagem dos dentes num jogo

Devemos tentar transformar a altura de escovar os dentes numa rotina divertida. O jogo é a melhor ferramenta para motivar as crianças, especialmente quando sentem que algo é aborrecido.

  • Fazer uma corrida para chegar à casa de banho, por exemplo, ou brincar ao "espelho", em que a criança tem de imitar os movimentos do pai ou da mãe na perfeição pode resultar.
  • As histórias também podem ser uma grande ajuda para motivar as crianças, recorrendo a elementos da escovagem dos dentes ou coisas que eles gostam de fazer.
  • E que tal se dermos nome a cada dente à medida que os escovamos? Assim, não ficará nenhum por escovar.
  • E se elas nos ajudarem a escovar os nossos dentes? Tal como nós as ajudamos, também as crianças se irão sentir muito orgulhosas por nos ajudarem a nós e, além disso, será algo divertido de fazerem juntos.
  • Para os mais impacientes, uma boa ideia é usar um cronómetro ou uma ampulheta, para assim conseguirmos captar-lhes a atenção e “hipnotizá-los” um pouco.
  • Lavar os dentes significa ganhar o direito a cuspir – a parte favorita de uma criança durante esta tarefa; e se só a deixarmos cuspir quando lava os dentes?
O jogo dos dentes

Todos os meses, podem fazer um tabuleiro como o do Jogo da Glória, com casas com prémio. Sempre que o seu filho lavar os dentes corretamente, avançará uma casa e poderá chegar às que têm prémio. Um filme em família? 1€ para o mealheiro? É você que decide as recompensas que lhe dará.

APP DISNEY MAGIC TIMER

Como tornar mais divertida a escovagem dos dentes? Com Disney e Oral-B! Descubra a aplicação Disney Magic Timer, que irá ajudar os seus filhos a aprender o hábito de escovar os dentes durante dois minutos.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro
Dê-lhe os parabéns quando escovar bem os dentes

Irá sentir-se muito orgulhoso. A sua admiração e aprovação é algo de que o seu filho precisa.

Deixe-o ser ele a escolher a escova e a pasta de dentes

Se o seu filho gostar da escova de dentes, se a escova tiver um formato e cores engraçadas, a vontade de lavar os dentes aumentará. E se for a criança a escolhê-la, mais ainda! Quando forem comprar a escova de dentes, tenha em consideração que o tamanho deve ser adequado à sua idade e os filamentos devem ser suaves. A pasta de dentes é outro fator de sucesso: escolham um sabor de que a criança goste, mas que não contenha açúcares ou flúor, nem seja demasiado doce, para que não tenha a tentação de comê-la.

Explique-lhe por que é importante

Com a Família Dentinhos, por exemplo, e os seus superinimigos as cáries. Para que saibam como é importante lavar os dentes, nada melhor do que explicar-lhes que existem uns bichos maus que é preciso expulsar da nossa boca, varrendo-os bem com a escova.

O revelador de placa

Sabia que isto existe? É um produto que, quando aplicado, “pinta” a placa bacteriana... Imagine que é o seu filho: não gostaria disto?

Um pouco de música

Ponha a música favorita do seu filho enquanto lavam os dentes. O tempo passará rapidamente e ele nem dará conta que já terminou de escovar os dentes e tem a boca súper limpa antes mesmo de a canção chegar ao fim J

Gostou deste artigo? Faça ‘Gosto’ ou deixe-nos um comentário! Aceda a partir daqui à secção de Saúde Oral e continue a navegar, ou, se preferir, poderá ver mais artigos aqui.

  Para publicar um comentário, registe-se ou inicie sessão

CINCO MENUS DE FESTA
CINCO MENUS DE FESTA
11

CINCO MENUS DE FESTA

You have already participated to this slideshow