branqueamento-dentario

Branqueamento dentário

O branqueamento dentário é um tratamento que tem vindo a ser procurado cada vez mais por parte dos pacientes. Nos dias que correm, um sorriso com dentes brancos, aumenta a autoconfiança e a autoestima relativamente à imagem de cada um.


Com o decorrer da idade, os dentes têm uma elevada tendência a escurecer. Apesar do factor idade, as principais causas do escurecimento dos dentes devem-se a hábitos alimentares como o consumo de chá, refrigerantes, café, vinho tinto, entre outros. Os hábitos tabágicos são também uma causa importante no escurecimento dentário, tal como uma higiene oral diária incorreta ou inexistente, assim como fatores genéticos e traumatismos dentários. Há dentes que podem erupcionar já com uma cor escura (tom amarelo-acinzentado), podendo este facto estar relacionado com o uso de antibióticos, em especial tetraciclinas, durante a formação dentária.

Tem uma grande relevância conseguir identificar-se a (s) causa (s) do escurecimento dos dentes, como forma de escolha da técnica de branqueamento mais adequada. Os dentes podem apresentar manchas intrínsecas e extrínsecas, sendo que as extrínsecas poderão e deverão ser removidas através de uma consulta de higiene oral, e as intrínsecas através do procedimento de branqueamento dentário adequado ao caso em questão.

Relativamente ao branqueamento dentário, há vários aspectos que deverão ser esclarecidos, para que se possam minimizar dúvidas, antes de se optar por fazer este tipo de tratamento:

  • Antes de se iniciar qualquer tipo de branqueamento, dever-se-á ter em conta alguns aspetos, tais como: diagnóstico de cáries dentárias presentes, situação gengival do paciente, dentes restaurados/obturados, uso de próteses fixas (coroas), porque estes factores interferem directamente na segurança e resultado final do branqueamento. Depois de se fazer este despiste, o paciente deverá ser avisado que:
    • Na presença de cáries dentárias, estas deverão ser tratadas antes do branqueamento dentário;
    • Havendo problemas gengivais, estes deverão ser tratados previamente ao branqueamento dentário;
    • Restaurações/ Obturações dentárias, assim como próteses fixas, não alteram a cor com o branqueamento dentário;
    • O resultado do branqueamento dentário é diferente de pessoa para pessoa.

Existem 2 tipos de branqueamento dentário:

- No consultório dentário;

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

São vários processos de branqueamento, e em todos eles se utiliza uma solução ou um gel branqueador ativado por uma luz, que pode ser luz de Halogéneo, LED ou Laser. Neste procedimento protegem-se as gengivas e coloca-se nos dentes um gel branqueador. De seguida a luz é direccionada para os dentes a branquear. Este tratamento tem a duração de aproximadamente 1 hora, a hora e meia.

- Em ambulatório (feito em casa);

Este tipo de branqueamento dentário tem a desvantagem de não ter resultados imediatos, por ser um processo gradual de branqueamento em dias, mas tem a vantagem de ser mais fácil de controlar o resultado do tratamento. São realizados moldes dos dentes do paciente, para em laboratório serem feitas as moldeiras ( material de plástico transparente). No consultório é fornecido ao paciente um gel branqueador que será colocado dentro das moldeiras, e estas postas em contato com as superfícies dentárias para que o gel possa atuar como branqueador. O princípio activo do gel liberta oxigénio que penetra no esmalte e neutraliza e remove as manchas, resultando desse factor o efeito branqueador. As moldeiras usam-se geralmente durante a noite, por ser mais prático, mas o procedimento pode ser feito em qualquer hora do dia. O número de dias necessários ao tratamento, depende da concentração do princípio activo, e acima de tudo da decisão do paciente em relação ao resultado obtido, se já é satisfatório ou não.

Durante o tratamento de branqueamento dentário, é preciso evitar alimentos que tenham corantes, pois podem manchar os dentes, já que neste período os dentes estão mais sensíveis à descoloração. Neste período deve evitar-se o abuso de café, chá, refrigerantes e tabaco.

Os resultados do tratamento, após a sua finalização (ter em atenção que este procedimento não é definitivo) e havendo algum cuidado no dia-a-dia, podem durar até 2 anos aproximadamente.

Dr. Carlos Lopes, Higienista Oral, APHO Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

a~rita

a~rita

Reportado

Tenho pesquisado muito na internet sobre este assunto. li que a oral-b no brasil já lançou umas fitas branqueadoras que podemos usar em casa ... será que tem resultado?

  • Reportar

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.