ALIMENTOS PREJUDICIAIS PARA OS DENTES

QUAIS SÃO OS ALIMENTOS QUE DANIFICAM OS DENTES?

Olá Ángel! Existe algum tipo de alimento que seja especialmente prejudicial para os nossos dentes? Muito obrigada por responder às nossas dúvidas.


Olá! Hoje em dia, quase todos os alimentos podem representar uma ameaça para os nossos dentes, uma vez que muitos deles contêm hidratos de carbono (açúcares) em maior ou menor quantidade. Contudo, para além do teor de açúcar que facilita o aparecimento de cáries, a acidez de determinados alimentos e bebidas pode acelerar o desgaste do esmalte, causando problemas de sensibilidade, fraturas e alterações estéticas.

 De qualquer forma, eu não gosto de proibir aos pacientes o consumo de nenhum alimento, visto acreditar que as mudanças de regime alimentar devem ser sempre supervisionadas por um profissional desta área. No que eu insisto é em alguns princípios básicos para nos protegermos das ameaças a que podemos estar expostos: 

  • Escovar os dentes, pelo menos, 2 vezes por dia.
  • Nunca ir para a cama sem escovar os dentes.
  • Usar uma pasta de dentes com fluoreto de estanho. Atualmente, a grande maioria das pastas dentífricas contém flúor, mas a sua combinação com estanho demonstrou uma eficácia superior na proteção dos dentes e gengivas.
  • Usar uma escova de dentes elétrica com cabeça rotativa. Inúmeros estudos científicos comprovam a sua superioridade na remoção da placa bacteriana, não só devido ao movimento da cabeça de escovagem como também pelo seu pequeno tamanho, que permite alcançar todas as zonas da boca.
  • Reduzir o consumo de alimentos e bebidas açucaradas e, claro, reduzir ou eliminar a quantidade de açúcar que adicionamos ao café, chá, iogurte, etc.
  • Minimizar o consumo de alimentos e bebidas entre as refeições, em especial se forem açucarados.
  • Visitar regularmente o seu dentista para a realização de check-ups com a frequência recomendada, a qual dependerá do seu nível de higiene oral, do seu histórico de tratamentos, da sua idade e de muitos outros fatores que o profissional tomará em conta para determinar a periocidade das consultas.
Oral-B PRO-EXPERT Proteção Antitártaro
Oral-B PRO-EXPERT Proteção Antitártaro
(37)

Dentes mais saudáveis e fortes desde o primeiro dia

Descubra agora!

Espero tê-la ajudado. Muito obrigado pela sua pergunta.

Gostou desta resposta? Clique no ‘Gosto’ ou deixe-nos um comentário. Se quer ver mais respostas do especialista em odontologia, pode fazê-lo a partir daqui e se quiser fazer-lhe uma pergunta, clique aqui.

  Para publicar um comentário, registe-se ou inicie sessão

CINCO MENUS DE FESTA
CINCO MENUS DE FESTA
11

CINCO MENUS DE FESTA

You have already participated to this slideshow