Antiginástica para a saúde

PRATIQUE A ANTIGINÁSTICA

Prepare-se, porque isto vai parecer duro… ontem até podia pensar que a única forma de melhorar a saúde do seu corpo era fazer desporto, mas não. Segundo a Dra. Bertherat, em muitos casos, o desporto pode ser perfeitamente inútil e até mesmo prejudicial.


Exatamente como está a ler. Segundo Thèrése Bertherat, a maioria dos desportos tem frequentemente a tendência a aumentar a tensão dos músculos, à exceção do andar, e não existe nenhum desporto cuja prática beneficie o corpo na sua totalidade; todos eles parecem ter algum tipo de dano colateral.

Porquê? Porque a ginástica clássica procura a raiz dos males no relaxamento muscular e procura corrigi-los aumentando a tensão. E talvez, só talvez, isto não seja de todo correto. Despendemos muito tempo a tentar fortalecer, modelar e melhorar a saúde do nosso corpo através de exercício físico intenso, expressamo-lo no ginásio ou correndo na rua, submetendo-o a tensão, mas talvez isto não seja de todo o que o corpo necessita. Faça a si própria a seguinte pergunta:

“E se os nossos problemas físicos não derivam do facto de os músculos estarem flácidos, mas, pelo contrário, por termos muitos músculos excessivamente contraídos?” Porque não, é possível, pode passar, sempre dissemos que os extremos nunca foram bons e que “no meio-termo é que está a virtude”, como dizia Aristóteles. Faz bem fazer exercício, mas saber relaxar o corpo e a mente é de igual importância para uma vida saudável.

A Antiginástica parte do pressuposto de que os males são provenientes da tensão muscular e da falta de flexibilidade do corpo, pelo que, a sua prática assenta em relaxar os músculos e recuperar a sua flexibilidade, mediante a adoção de "posições de alongamento". Trata-se de um método de trabalho corporal diferente. Thérèse Bertherat define-o como uma busca do equilíbrio físico e mental, que se baseia em “relaxar o que está tenso”, já que como todos sabemos, a tensão é fonte de inúmeros problemas, como as dores musculares fortes e um vasto leque de doenças. Quer saber quais os benefícios que a Antiginástica lhe pode proporcionar?

  • Melhora o tónus muscular e a mobilidade.
  • Favorece a flexibilidade e o fortalecimento muscular.
  • Favorece a diminuição do stress, as tensões relacionadas com o trabalho, com as atividades quotidianas.
  • Favorece a diminuição das dores musculares crónicas: dores de costas, nuca, ombro…
  • Melhora a respiração, a digestão, a circulação venosa, a energia sexual.
  • Desenvolve a motricidade, a coordenação, a orientação, refina as perceções sensoriais.
  • Melhora a confiança em si mesmo.

O que a Antiginástica apregoa é que faz falta adquirir previamente uma flexibilidade muscular para se integrar, sem prejuízo, a prática desportiva. A sua prática não comporta movimentos violentos, nem esforços terríveis, por exemplo, os seus praticantes podem passar horas inteiras a fazer rodar uma bola debaixo do pé, para verificar, meia hora mais tarde, que todos os músculos do corpo ficaram distendidos. Outras vezes, poderá envolver sonhar que flutuam no mar, durante quarenta minutos, com o objetivo de aprender a respirar verdadeiramente.

Quer saber mais? Este mês de junho, entre os dias 9 a 15, comemora-se a Semana da Antiginástica 2014 com jornadas de portas abertas em toda a Espanha; procure o programa ou agarre um dos livros publicados por Thérèse Bertherat e pela sua filha Marie Bertherat. Pode ser que encontre a solução para algum dos seus problemas!

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Totalmente de acordo com o comentário do user Luis Lira.

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Alongar também aumenta a tensão, mas pilates, stretching ou yoga também são ginástica!!! Isso continuem a arranjar desculpas para o sedentarismo e continuem a ser saudáveis, porque os hospitais e as consultas de diabéticos estão cheias de atletas.Realmente hoje há teorias para todos os gostos.

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Não se acreditem em tudo o que lêem. De facto, o contributo dos alongamentos na nossa saúde está comprovado e é importante, mas dizer que estes aumentam o tónus muscular chega a ser ridículo, bem como o facto de dizerem que a prática de desporto é inútil e até mesmo prejudicial. Como tudo na vida, tudo tem os seus pros e os seus contras, mas numa pessoa sem grandes problemas de saúde, a prática de desporto é importante e contribui para a diminuição de várias comorbilidades. Tenham senso!

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