PERNAS CANSADAS? NUNCA MAIS!

PERNAS CANSADAS? NUNCA MAIS!

Já aconteceu a todas nós. Chegamos a casa depois de um dia intenso e quando finalmente nos sentamos no sofá para relaxar, as pernas pesam mais dez quilos. Para mulheres ativas como nós, as pernas cansadas podem ser um incómodo, mas há uma solução!


Apresentamos-lhe Penny Merkel, uma enfermeira de Nova Iorque, com mais de 30 anos de experiência e que agora partilha connosco os seus segredos para nos livrarmos instantaneamente dessa sensação de pernas pesadas. Vamos a isso!

O calçado adequado é importante

"A prevenção é a chave", sublinha a enfermeira Penny. "O uso de sapatos adequados ajudará a evitar o cansaço nos pés e nas pernas no final do dia, especialmente se vai passar muito tempo de pé ou a andar." Os sapatos que se adaptam bem aos pés e que proporcionam um amortecimento adequado nas solas são uma ótima maneira de prevenir a dor antes que ela apareça.

Banhos quentes

"Se tem as pernas e os pés muito cansados, tome um banho de imersão na banheira com sais de Epsom", recomenda a enfermeira. "Os atletas costumam tomar banhos com sal para aliviar a dor nos músculos desde há séculos". Os sais de Epsom são ricos em magnésio e sulfato e uma vez dissolvidos na água são facilmente absorvidos pela pele, ajudando a aliviar a dor nos músculos, melhoram a circulação e eliminam toxinas.

Alongamentos

A enfermeira Merkel faz algumas recomendações a próxima vez que chegar a casa, depois de um longo dia de trabalho, "deite-se na cama com as pernas contra a parede ou apoiadas na cabeceira da cama". A gravidade fará com que o inchaço diminua e contribui para que os líquidos desçam dos pés e das pernas para a parte principal do corpo onde poderá continuar a circular. "Ao esticar as pernas e os tendões, também pode aliviar a tensão nas costas e nas extremidades inferiores". Um bom alongamento nestas áreas fará com que os músculos fatigados fiquem mais relaxados no final do dia.

Uma merecida massagem

As massagens reduzem o inchaço e dissolvem os nós que se podem ter desenvolvido quando anda de pé desde manhã. Para fazer uma boa massagem nas pernas, a enfermeira Merkel diz-nos como fazê-la da maneira ideal: "Comece primeiro pelos pés e vá trabalhando em direção à barriga das pernas e coxas. Deve trabalhar sempre em direção ao coração. Isto fará com que os fluidos presos voltem novamente a estar em movimento". Uma boa massagem irá acalmar o peso nas pernas, aumentando o fluxo sanguíneo e fará com que relaxe. E, quem sabe, pode até mesmo chegar a adormecer!

Stop varizes! Meias de descanso

As varizes aparecem quando a parede da veia não é suficientemente forte para empurrar o sangue ao longo da perna, por isso tem tendência a estagnar, fazendo com que a veia pareça maior do que o habitual. "As pessoas com varizes serão sempre mais propensas a ter a sensação de peso nas pernas depois de uma longa caminhada". Para a enfermeira Penny, "a utilização de meias de descanso pode ajudar as varizes, uma vez que aumenta o fluxo de sangue e faz com que flua de forma mais eficaz". As meias criam um “invólucro” apertado à volta dos gémeos, de modo a manter o sangue em movimento, aliviando essa sensação de fadiga muscular.

Em resumo…

As pernas pesadas não têm de fazer parte habitual do seu dia-a-dia: para o sofrimento, dê às suas pernas uma boa massagem ou um banho relaxante! Se tem de estar de pé durante muito tempo, tente usar meias de descanso e dê a devida importância ao calçado escolhido para esse dia. Assim, da próxima vez que tiver a sensação de peso nas pernas, não se esqueça de seguir estas dicas simples, sabendo que você é o melhor remédio para eliminar as dores antes que elas apareçam!

Não quer dar-nos as suas dicas para ter umas pernas 5 estrelas? Depressa, deixe-nos os seus comentários aqui!

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