ANDAR VS CORRER

ANDAR VS CORRER

Quando nos pomos a pensar em exercício aeróbico, rapidamente nos vem à cabeça dois tipos de exercício: caminhar e correr. A pergunta é: qual é o mais adequado para nós? Se compararmos os benefícios e os efeitos de ambos, podemos determinar qual dos exercícios é melhor para a nossa saúde e estilo de vida.


Caminhar ou correr? São ambas boas maneiras de fazer exercício físico, mas qual é o exercício mais adequado para si? Descubra-o neste artigo!

O exercício físico desempenha um papel importante para termos uma vida saudável e está comprovado que reservar 30 minutos por dia para fazer exercício melhora a saúde em geral e reduz o risco de doenças. A atividade aeróbica, em particular, é fundamental para ajudar a manter a saúde cardiovascular.

Os benefícios de correr e caminhar

Ao praticar qualquer uma destas atividades, irá colher muitos benefícios:

  • Perda de peso e manutenção de um peso saudável.
  • Melhoria da qualidade do sono e do estado de humor geral.
  • Aumento dos níveis de energia.
  • Diminuição do risco de sofrer de doenças cardíacas, cancro e diabetes.
  • Poupança de dinheiro! Porque é uma atividade grátis, que pode fazer em qualquer lugar.

Por que é que caminhar pode ser adequado para si?

Caminhar é uma ótima forma de fazer exercício, especialmente para quem “começa" a dedicar algum tempo a cuidar de si. Se vai começar a fazer exercício físico, caminhar é uma maneira fantástica para começar a desenvolver a sua resistência aeróbica.

  • Caminhar é muito bom para as pessoas que têm de perder uma quantidade significativa de peso, para quem sofreu recentemente uma lesão ou tem outros problemas de saúde.
  • Caminhar causa menos impacto no corpo do que correr e provoca menos tensão nas articulações!
  • Pode queimar uma quantidade significativa de gordura, uma vez que a gordura é utilizada como combustível pelo corpo quando se faz exercício físico de intensidade leve.
  • Para queimar mais calorias, pode-se caminhar ao ar livre subindo e descendo colinas ou aumentando a inclinação na passadeira.

Por que é que correr pode ser adequado para si?

Correr é bom para as pessoas que têm uma boa capacidade aeróbica. Por um lado, tem mais impacto no nosso corpo do que caminhar e sobrecarrega mais as articulações, mas, por outro, também ajuda a prevenir a perda de massa óssea e muscular do corpo e melhora as cartilagens, contribuindo ainda para o seu crescimento, o que é uma grande vantagem.

  • Correr queima mais calorias num curto período de tempo (em comparação com andar a pé) e é uma das melhores maneiras de perder peso.
  • Correr e caminhar alternadamente pode ajudar a desenvolver a resistência e a aumentar a capacidade de correr distâncias mais longas.
  • Relaxa e alivia as dores de cabeça.
  • Há um enorme sentimento de camaradagem entre a comunidade de "runners" e irá sentir-se protegida por um grupo!

Antes de começar a praticar qualquer um destes desportos, deve consultar o seu médico para se se certificar de que pode fazê-lo. Se estiver apta, escolha uns ténis adequados para prevenir lesões e nunca se esqueça de levar água: especialmente no calor do verão ou no frio do inverno. O mais importante é escolher uma atividade de que goste!

O que achou deste artigo? Esperamos que tenha gostado e se quiser ler mais artigos sobre exercícios e comida saudável, dê uma volta pela nossa secção de Saúde e bem-estar

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

  Para publicar um comentário, registe-se ou inicie sessão

muito obrigado pelas vossas informações.

  • Reportar
CINCO MENUS DE FESTA
CINCO MENUS DE FESTA
11

CINCO MENUS DE FESTA

You have already participated to this slideshow