UMA NOVA ETAPA: A MENOPAUSA

UMA NOVA ETAPA: A MENOPAUSA

A menopausa é uma etapa natural no ciclo de vida da mulher. Para não ser apanhada desprevenida, vamos identificar alguns sintomas e aprender a escutar e compreender o nosso corpo!


Aqui tem algumas dicas para detetar os sintomas e as fases da menopausa. Porque cuidar de nós e mimar-nos nesta etapa é muito importante!

Sabia que antes de ter o último período, há normalmente uma fase prévia que começa entre dois e seis anos antes? Esta fase é conhecida como transição ou perimenopausa. A perimenopausa, também denominada pré-menopausa, é o período de transição natural para a menopausa. É a etapa da vida de uma mulher em que a reserva ovárica começa a diminuir e surgem irregularidades no ciclo menstrual.

Deixamos-lhe aqui algumas dicas para detetar se já entrou nesta fase e algumas coisas que pode fazer para torná-la o mais fácil possível.

Como posso saber se estou na fase de transição?

Não existe uma resposta fácil para esta pergunta. Principalmente porque cada mulher é diferente. A primeira coisa a ter em conta é a idade. A maioria das mulheres começará a menopausa por volta dos cinquenta anos, embora possa começar muito mais cedo ou muito depois.

Outra coisa a considerar é percebermos as mudanças no ciclo ou irregularidades, que fazem com que o período seja menos regular. Talvez já não tenha período ou já há muito tempo que vem a notar que o fluxo menstrual está invulgarmente menos intenso.

Também podemos encontrar sintomas mais clássicos, como afrontamentos, alterações de humor e suores noturnos, que são causados por flutuações nos níveis hormonais.

Como posso tornar a minha vida mais fácil?

Se qualquer um destes sintomas está a começar a incomodá-la, não precisa de sofrer!

O seu médico pode recomendar-lhe suplementos ou até mesmo, nos casos mais extremos, uma terapia hormonal de substituição. Antes de começar a consumir qualquer suplemento, vitaminas ou seguir um tratamento natural, é importante consultar o seu médico, uma vez que este, melhor do que ninguém, é a pessoa mais indicada para a orientar. Se o especialista considerar que é necessário, poderá então aconselhar-lhe um tratamento hormonal de substituição (THS) para suprir o défice hormonal e aliviar os sintomas associados a esta etapa.

Também é importante ser paciente consigo e com o seu corpo. O descanso e o relaxamento são importantes, bem como uma dieta equilibrada.

Por último, veja o lado positivo! Se é daquelas que sofreu com períodos dolorosos ou longos, não é verdade que se sente bem ao saber que vai deixar tudo isso para trás? E também se pode esquecer das preocupações com a contraceção!

A sua opinião e experiência são muito valiosas. Tem alguma dica sobre a menopausa que poderia ajudar outras mulheres? Adoraríamos saber! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Se gostou deste artigo, talvez lhe interesse ler mais sobre O teu ciclo e tu.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

  Para publicar um comentário, registe-se ou inicie sessão

CINCO MENUS DE FESTA
CINCO MENUS DE FESTA
11

CINCO MENUS DE FESTA

You have already participated to this slideshow