QUANDO É QUE A SUA FILHA TERÁ O SEU PRIMEIRO PERÍODO?

QUANDO É QUE A SUA FILHA TERÁ O SEU PRIMEIRO PERÍODO?

Não seria fantástico se soubessem exatamente quando irá aparecer o primeiro período da sua filha? Assim, as duas poderiam ficar descansadas e 100% preparadas. No entanto, a natureza é caprichosa e ninguém pode dar uma data exata (a menos que tenha uma bola de cristal!); mas há sinais que pode observar e outros indícios a ter em conta.


Se andam um pouco inquietas (ou só você ou só ela...), porque não sabem quando chegará esse momento, deixamos-lhe aqui algumas pistas para saber se o momento se está a aproximar ou não.

A eterna pergunta

Embora a maioria das raparigas tenha o seu primeiro período entre os 11 e os 13 anos, na verdade, a menstruação pode aparecer a qualquer momento, desde os 8 até aos 16 anos de idade.

Os sinais a ter em conta

A boa notícia é que não aparecerá do nada: o corpo da sua filha irá oferecer-lhe primeiro algumas pistas... Haverá mudanças, mas não surgirão necessariamente pela ordem que lhe vamos contar:

  • Desenvolvimento dos seios, que pode demorar até 3 a 4 anos até atingir o seu pleno desenvolvimento. Em geral, o período poderá aparecer cerca de dois anos após o peito começar a desenvolver-se.
  • Crescimento dos pelos púbicos - pouco depois dos seios começarem a formar-se, começarão a desenvolver-se os pelos púbicos. No início serão suaves e finos, mas rapidamente ficarão mais fortes. É também cerca de dois depois deste sinal que costuma aparecer o período.
  • O fluxo vaginal – quando aparece o fluxo vaginal, branco ou ligeiramente amarelado, já faltará menos tempo. Sugira-lhe que comece a usar salvaslips para proteger as suas cuequinhas.

Fale com ela

Tendo em conta que as meninas podem começar a ter o período com apenas oito anos, faz todo o sentido falar com elas sobre estas questões o mais cedo possível. Pode encontrar conselhos e sugestões na nossa seção mãe e filha, pois já temos alguns artigos sobre este tema para a ajudar.

O melhor será incentivá-la a escolher os seus salvaslips e irem juntas um dia comprá-los, para ela se ir habituando a usá-los e sentir-se segura e protegida. Também é uma boa ideia que a partir de agora comece a levar alguns salvaslips dentro da mala.

Partilhe a sua experiência

Se já passou por esta situação, adorávamos saber como preparou a sua filha para o primeiro período, a sua história pode ajudar outras mães! Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez lhe interesse ver mais sobre A sua filha e o período: pensos higiénicos, tampões e salvaslips.

 

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.