PREPARE A SUA FILHA PARA O PRIMEIRO PERÍODO

PREPARE A SUA FILHA PARA O PRIMEIRO PERÍODO

Como mãe, de certeza que a última coisa que quer é que a sua filha fique preocupada ou assustada, e muito menos por uma coisa tão normal e natural como o seu primeiro período! Deixamos-lhe aqui dez coisas que ela precisa de saber para compreender melhor o que se está a passar no seu corpo.


O primeiro período é um momento muito importante na vida das nossas filhas; por isso, queremos ajudá-la a prepará-las para esse momento, com estes conselhos será mais fácil para todas!

As mudanças corporais

Durante a puberdade, o corpo de uma mulher passa por muitas mudanças: a sua filha (ou filhas) irá crescer muito depressa e o seu corpo irá adquirir formas mais “femininas”: seios, ancas, aparecimento de pelos… você sabe-o, mas a ela vai ter de lhe explicar: tudo isto é perfeitamente normal! 

O primeiro período

A partir do momento em que começam a surgir estes primeiros sinais de desenvolvimento no corpo, explique-lhe que o mais normal é que o primeiro período já esteja perto: aparece, em geral, entre os 11 e 13 anos. Antes disso, a sua filha irá provavelmente notar manchas amarelas ou brancas na roupa interior: não é nada com que tenha de se preocupar, estas secreções são normais e necessárias para proteger a vagina das infeções e impedir que seque. Contudo, se estas secreções tiverem um odor desagradável ou se a sua filha sentir qualquer dor, comichão ou irritação na zona genital, isso pode ser um sinal indicativo de infeção e, neste caso, deve levá-la ao médico.

Como planear a chegada do período

Enquanto espera a chegada do período, é uma boa ideia utilizar protegeslips todos os dias. Também pode ser aconselhável levar um penso higiénico e umas cuequinhas dentro da mochila quando for para a escola, para o período não a apanhar de surpresa.

Ajude-a a escolher a proteção adequada

A maioria das pré-adolescentes e adolescentes utilizam primeiro pensos higiénicos, pelo menos durante o seu primeiro período, mas a sua filha também pode optar por usar tampões, que são uma proteção interna eficaz. Os tampões são especialmente práticos, porque permitem-nos fazer todas as atividades diárias a que estamos habituadas, incluindo a natação, e sem medo de aparecerem manchas.

Dores menstruais

Há muitas raparigas que têm dores menstruais durante o período; por isso, quando aparecer o período (ou antes, se considerar oportuno), explique-lhe para ela não se assustar nem estranhar. Para ajudar a minimizar as cólicas menstruais, incentive-a a adotar hábitos saudáveis, como sentar-se corretamente, praticar exercício regularmente e ter uma dieta saudável, que irão ajudá-la a diminuir as dores.

E você?

O que é gostaria que lhe tivessem contado antes de ter o período pela primeira vez ? Conte-nos num comentário! Adorávamos melhorar com a sua ajuda.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.
Casa Margarida