PERGUNTAS QUE A SUA FILHA PODE TER

PERGUNTAS QUE A SUA FILHA PODE TER

Pois é… já é uma senhorinha! Já pensa em coisas de raparigas e de certeza que em determinado momento lhe pergunta inesperadamente alguma coisa. Torne tudo mais fácil e prepare-se para lhe responder e ir até um bocadinho mais longe! Deixamos-lhe aqui as perguntas mais frequentes destas idades: leia e refresque a sua memória!


Talvez ainda nem sequer se tenha apercebido que a sua menina já está crescida e que tem um montão de perguntas sobre a puberdade. Dê uma vista de olhos às mais comuns e dê a volta por cima!

O que é exatamente a puberdade?

A puberdade é o nome que se dá à fase de crescimento em que as crianças se começam a tornar adultos, os rapazes em homens e as meninas em mulheres, um processo perfeitamente natural, com mudanças completamente normais, uma fase que todas as pessoas atravessam! E que embora a sua filha vá passar por imensas mudanças, ela será sempre ela e a amiga continuará a ser sua amiga, só que agora mais crescidas!

As mudanças mais óbvias que têm lugar durante a puberdade são o desenvolvimento das características sexuais : peito, crescimento de pelos e o aparecimento do período.

Quando irei ter o meu primeiro período?

Eis os sinais que indicam que o primeiro período deve estar a chegar:

  • Aparece, em geral, entre os 11 e 13 anos.
  • Lembrasse quando o seu corpo começou a mudar? Pois então calcule cerca de dois anos depois.
  • Um ano após o aparecimento dos pelos púbicos.
  • Quando começar a ter um pouco de fluxo vaginal (sim, aquele líquido esbranquiçado ou quase transparente proveniente da vagina).

Posso utilizar protegeslips todos os dias?

Claro que sim. Milhões de mulheres em todo o mundo utilizam protegeslips e pensos higiénicos mesmo que não tenham o período, simplesmente para evitar sujar as cuequinhas com o fluxo ou para se sentirem mais seguras.

É normal aumentar de peso durante a puberdade?

Claro. Explique à sua filha que é absolutamente normal aumentar de peso durante a puberdade, porque o seu corpo está a crescer, a mudar. Além disso, uma mulher adulta tem mais gordura corporal do que uma menina jovem! Incentive-a a comer de forma saudável e a praticar atividades físicas e desportivas. Assegure-lhe que ela não terá que se preocupar em engordar se tiver cuidado com o que come, só se ganha mais peso do que o devido se comemos demasiados alimentos gordos e açucarados e se não fizermos exercício físico suficiente.

Diga-nos o que pensa

Acho que nos esquecemos de alguma pregunta importante? Tem algum conselho que possa ajudar outras mães e suas filhas? Adorávamos que o partilhasse connosco!

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez lhe interesse também visitar a nossa secção de cuidado femenino.

 

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Casa Margarida