OS DIFERENTES TIPOS DE INCONTINÊNCIA

OS DIFERENTES TIPOS DE INCONTINÊNCIA

Sabia que existem diferentes tipos de incontinência urinária? Nós vamos contar-lhe o que precisa de saber para os tratar.


Sabia que existem diferentes tipos de incontinência urinária? Nós vamos contar-lhe o que precisa de saber para os tratar. A incontinência urinária é uma perturbação muito comum, 1 em cada 3 mulheres passa por esta situação em alguma fase ao longo das suas vidas!
Existem vários tipos diferentes de incontinência:

  • Incontinência de esforço.
  • Incontinência de urgência.
  • Incontinência por extravasamento.
  • Algumas mulheres sofrem também de um tipo de incontinência que combina sintomas de mais do que um tipo. Este tipo de incontinência é conhecido por incontinência urinária mista.

 
As causas da incontinência

Existe uma série de causas que provocam o enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico, entre os quais se incluem a idade, gravidez, parto, alterações hormonais como a menopausa, levantar objetos pesados e cirurgia ginecológica.

A incontinência de esforço

É a perda involuntária ou incontrolada de urina associada a um esforço físico, como quando rimos, tossimos, espirramos ou realizamos alguma atividade física ou desporto. 1 em cada 4 mulheres com mais de trinta e cinco anos sofre de incontinência de esforço, sendo particularmente comum nas mulheres que já deram à luz.

Curiosamente, o primeiro parto é o decisivo: se o ultrapassar sem nenhum problema deste tipo, o mais provável é que suceda o mesmo com os partos seguintes.

O melhor que pode fazer para superar a incontinência de esforço é praticar exercícios para fortalecer a musculatura do pavimento pélvico.

A incontinência de urgência

Este tipo de incontinência ocorre quando alguém sente uma extrema e repentina vontade de urinar, talvez até mesmo durante a noite, mas nem sempre consegue controlar a saída da urina antes de chegar à casa de banho. Afeta 1 em cada 5 mulheres e à medida que envelhecemos, ficamos mais suscetíveis a sofrer desta situação. Podemos distinguir dois tipos:

- Sensorial: é causada por um aumento dos impulsos nos recetores de tensão/pressão que se encontram nas paredes da bexiga, produzindo consequentemente uma sensação súbita de bexiga cheia e urgência de urinar. Pode estar associada a outras doenças.

- Motora: a origem da perda de urina encontra-se numa hiperatividade da bexiga urinária por contração involuntária do músculo detrusor, ou seja, numa falha na inibição motora do reflexo da micção. É causada principalmente por mecanismos psicológicos, esforços ou obstrução.

Incontinência por extravasamento

A incontinência por extravasamento é a fuga incontrolada de pequenas quantidades de urina quando se tem a bexiga cheia. Este tipo de incontinência é muitas vezes acompanhado de outros sintomas, tais como dificuldade para iniciar a micção ou incapacidade de urinar corretamente. Pode ser causada por um prolapso da bexiga urinária ou do útero.

Incontinência urinária mista

Tal como o seu nome indica, surge quando se sofre da conjugação de mais do que um tipo de incontinência. É uma combinação dos sintomas de incontinência urinária de esforço e de urgência anteriormente descritos.

Enfrentar a incontinência

Independentemente do tipo de incontinência de que sofra, é importante consultar o seu médico para que este lhe possa receitar o tratamento de que necessita. Usar a proteção adequada pode ser igualmente uma grande ajuda: pode escolher entre uma grande variedade de pensos e protegeslips, que protegerão a sua roupa interior e farão com que se sinta fresca, limpa e segura durante todo o dia.

Diga-nos o que pensou

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Adorávamos conhecer a sua experiência, partilhe a sua história connosco! Pense que poderia ajudar outras mulheres.

Conselhos para lidar com a incontinência

A incontinência é uma perturbação que afeta muitas mulheres ao longo da sua vida. Em Para mim, poderá encontrar diversos artigos dedicados a esta temática, por que não dar-lhes uma olhadela? Talvez também lhe interesse ler mais sobre os conselhos do especialista para minimizar a incontinência urinária.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

  Para publicar um comentário, registe-se ou inicie sessão

CINCO MENUS DE FESTA
CINCO MENUS DE FESTA
11

CINCO MENUS DE FESTA

You have already participated to this slideshow