O SEU PERÍODO DEPOIS DA GRAVIDEZ

O SEU PERÍODO DEPOIS DA GRAVIDEZ

A gravidez altera o nosso corpo de muitas maneiras e, por isso, o ciclo menstrual costuma ser por vezes diferente de como era antigamente, antes de ter o seu bebé. Hoje vamos falar sobre as mudanças que podem ocorrer.


Depois de ter um bebé, quando voltará a "reiniciar" o seu ciclo menstrual? E o que pode esperar quando o tiver? Descubra-o!

Sangramento pós-parto

Antes de entrar diretamente na questão sobre o período, queremos falar-lhe sobre a perda de sangue que irá ter depois de dar à luz. Esta perda de sangue é conhecida por "lóquios" e é constituída pelo fluxo vaginal que o corpo expulsa após o parto, quer este tenha sido por via vaginal ou por cesariana. Este corrimento vaginal é o resultado da ferida que permanece no útero após o desprendimento da placenta no momento do nascimento do bebé. Isto porque, durante a gravidez, a placenta enraíza-se nas paredes internas do útero, através de uma rede de vasos sanguíneos, e quando é expulsa estes vasos rebentam, dando origem a uma perda de sangue.

Além de sangue, este fluido contém mucosa e membranas provenientes do útero, do colo do útero e da vagina. Pode durar cerca de 15 dias, por isso fique descansada e não se preocupe, mas se aparecerem coágulos grandes, fale com o seu médico ou com a parteira.

O primeiro período depois da gravidez

O primeiro período após a gravidez varia de mulher para mulher e o momento pode ser determinado pelo facto de estar a dar peito. Se não estiver a amamentar o seu bebé, deverá voltar a ter o período, provavelmente, entre seis e treze semanas depois do parto. Se, pelo contrário, estiver a amamentar, irá demorar mais tempo. Semanas ou meses, mesmo depois de deixar de dar peito.

Como será o período após a gravidez?

Algumas mulheres têm uma perda de sangue mais abundante, mais irregular e, por vezes, mais doloroso do que antes. Se achar que estas perdas de sangue são muito abundantes e que, por exemplo, encher um penso higiénico ou um tampão por hora, durante duas horas consecutivas ou mais, ou que o fluxo sai a jorros ou contém coágulos grandes, não hesite em marcar uma consulta com o seu médico.

Adorávamos conhecer a sua experiência! Já foi mãe? Como foi voltar a ter o período? Conte-nos, talvez os seus conselhos ajudem outras mulheres como você. Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez lhe interesse ver mais sobre A gravidez e a incontinência urinária.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes