O MEU CORPO MUDOU APÓS A GRAVIDEZ… AJUDEM-ME!

O MEU CORPO MUDOU APÓS A GRAVIDEZ… AJUDEM-ME!

Surgem-nos sempre dúvidas e podemos preocupar-nos quando sofremos mudanças no nosso corpo. Mas não se preocupe, muitas destas mudanças após o parto são normais.


Depois de dar à luz, o seu corpo pode reagir de uma forma pouco habitual. Vamos sossegá-la, esclarecendo-lhe as preocupações mais comuns. Afinal de contas, pense em tudo por que acabou de passar!

A verdade é que quando acaba de ter um bebé, deseja que o seu corpo volte ao normal. Mas tudo leva o seu tempo! Os inconvenientes com que se depara inicialmente são, sobretudo, as perdas de sangue e, muito provavelmente, problemas de bexiga.

Como lidar com as perdas de sangue pós-parto? A quarentena.

Após o parto, irá ter perdas de sangue, um fluxo conhecido por lóquios. Os lóquios são constituídos pelo sangue e tecidos que revestiam o útero durante a gravidez. Este corrimento vaginal é produzido após qualquer tipo de parto, quer tenha sido um parto normal ou por cesariana. É um processo lógico, uma vez que o útero começa a voltar ao seu tamanho normal e necessita de eliminar os restos da gravidez. A duração normal dos lóquios é de quarenta a quarenta e cinco dias e daí o seu nome: quarentena.

A cor deste fluxo muda com o passar do tempo. É de um vermelho vivo durante os primeiros três ou quatro dias após o parto, passando depois a ser castanho rosado. A quantidade de lóquios diminui normalmente conforme os dias vão passando, sendo menos abundante por volta da terceira semana após o parto. 

Se observar grandes coágulos de sangue, o melhor é consultar o seu médico, pois pode ser sinal de um possível problema.

Bexiga sensível: perdas de urina.

A incontinência urinária é um tipo de problema de sensibilidade da bexiga. A gravidez e o parto podem causar incontinência, devido à tensão provocada no pavimento pélvico.

Tal como pode acontecer durante a gravidez, trata-se de uma incontinência de esforço, que provoca uma perda involuntária ou incontrolada de pequenas quantidades de urina quando se exerce pressão abdominal (como, por exemplo, ao rir ou espirrar).

Como saber se tem incontinência urinária?

Provavelmente sofrerá, se tiver alguns dos seguintes sintomas:

  • Vai à casa de banho mais de 10 vezes por dia.
  • Tem pequenas perdas de urina, quando ri, tosse, espirra ou faz exercício físico.
  • Tem pequenas perdas de urina e/ou sensação ou sensibilidade reduzida durante as relações sexuais.
  • Levanta-se frequentemente durante a noite para ir à casa de banho.

Dicas para fazer face a esta situação

Existem algumas coisas simples que pode seguir para reduzir os sintomas:

Cuidado com o que bebe
Beba muita água, de preferência sem gás e evite as bebidas açucaradas e gaseificadas. Passe a tomar café ou o chá descafeinado. Prefira bebidas não alcoólicas ou com baixo teor de álcool.

Vigie o que come
Uma dieta rica em fibras favorecerá a digestão e reduzirá a pressão sobre a bexiga.

Exercite os músculos do pavimento pélvico
Fortalecer a musculatura do pavimento pélvico diariamente com exercícios específicos e aprender a contrair esses músculos poderá ajudá-la a superar os seus problemas de bexiga sensível. Se quer saber mais, clique aqui (https://www.paramim.com.pt/saude-e-bem-estar/cuidado-feminino/artigo/exercicios-para-fortalecer-pavimento-pelvico).

Utilize proteção
Ajudará a sentir-se fresca e limpa durante todo o dia. Existem protetores de uso diário concebidos especificamente para ajudá-la com os problemas de bexiga sensível, como Ausonia Discreet para perdas de urina: são 40% mais finos e absorvem duas vezes mais do que possa necessitar.

E a si, o que a surpreendeu no seu corpo após a gravidez? Se tem alguma dica que possa ajudar outras mulheres ou se quiser contar-nos alguma coisa que gostaria de ter sabido, dê-nos a sua opinião!  

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça ‘Gosto’ ou deixe-nos um comentário. Talvez lhe interesse ler mais sobre Gravidez

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes