MENSTRUAÇÃO E DESPORTO

MENSTRUAÇÃO E DESPORTO

Um dos mitos que circulam sobre o período diz respeito à menstruação e desporto: qual é a sua opinião? Acredita que faz bem praticar desporto durante esses dias ou não? A verdade é que cada mulher é um mundo, mas vamos tentar encontrar o cerne da questão!


Se sempre teve dúvidas sobre praticar desporto durante o período, pode ler aqui sobre esse assunto e talvez esclareça tudo!

Os efeitos da menstruação variam muito de mulher para mulher... No entanto, e na maioria dos casos, a menstruação provoca uma diminuição do rendimento físico. É um pouco incómodo, pode causar dor e sentimo-nos mais cansadas e com menos energia. Vamos começar com algumas perguntas lógicas e frequentes, o que lhe parece?

Se estou com o período, posso fazer ginástica no liceu?

A menstruação não inibe a prática da ginástica. Contudo, se for muito dolorosa, claro que o melhor é descansar. A dor é algo pessoal e só cada uma sabe a intensidade de dor que sente e as limitações que isso lhe provoca.

Posso ficar mais cansada ao fazer desporto?

Sim, porque quando existe hemorragia, perde-se ferro e as células musculares têm mais dificuldade em reter o que fica.

Posso trabalhar os abdominais com o período?

A resposta é um rotundo sim, mas é preciso fazê-los bem, porque caso contrário podemos prejudicar as costas.

Quando estou com o período não tenho vontade de fazer aeróbica. Porquê?

Provavelmente porque não se sente confortável e também porque as alterações hormonais que sofre se podem refletir no seu humor e estado de espírito.

Os alongamentos têm alguma influência no período?

Não, os alongamentos são muito necessários, mas não influenciam em nada a menstruação.

Posso fazer spinning com o período?

Sim, claro que sim! No entanto, o melhor mesmo é ir bem protegida, pois os movimentos na bicicleta podem fazê-la sentir-se incómoda.

Se fizer muito desporto, isso pode atrasar o aparecimento do período?

Sim, o excesso de desporto pode provocar atraso na menarca (1ª menstruação), pelo que deve aconselhar-se com um preparador físico.

Existe algum desporto contraindicado durante o período?

Não existe contraindicação desportiva. A dor que cada mulher sente é que pode ser uma contraindicação para a prática desse desporto.

DIGA SIM AO DESPORTO

O mais habitual é que quando estamos com o período, o nosso corpo e a nossa mente se apercebam disso, nem que seja só um pouco... Na realidade, quase todas as mulheres sofrem de algum tipo de incómodo ou dor durante esta fase do ciclo. Contudo, enroscar-se no sofá nem sempre é a melhor solução.

Está demostrado que um dos segredos para que os períodos sejam menos dolorosos é sair e mexer-se. Porquê? Porque o exercício físico liberta endorfinas, que para além de serem conhecidas como as hormonas da felicidade, estão relacionadas com o alívio da dor e o relaxamento muscular. Por outras palavras, são os analgésicos naturais do organismo!

Vantagens e benefícios

  • Reduz a retenção de líquidos.
  • Aumenta a tolerância à dor.
  • Aumenta a densidade mineral óssea.
  • Estimula a circulação sanguínea.
  • Estimula a produção de endorfinas, umas substâncias que comunicam com os neurónios e transportam o material do prazer, euforia e felicidade e acalmam a dor.
  • Tem benefícios psicológicos, melhora as mudanças constantes de humor e a ansiedade. E se for praticado em grupo com outras mulheres, a partilha de experiências, dúvidas, etc., é igualmente uma grande ajuda.

Com peso e medida

Em todos os casos, o mais recomendável é, sem dúvida, praticar exercício moderadamente, como andar, passear de bicicleta ou ir à sua aula de dança no ginásio. Isto porque qualquer tipo de perda de sangue provoca uma perda de hemoglobina no organismo, o que pode diminuir o transporte de oxigénio no nosso corpo. Face a isto, a nossa recomendação é sempre não realizar exercício que exija um alto componente de oxigénio, de forma a não limitar o trabalho do organismo.

Além disso, deve tomar em consideração que existem outros fatores que sofrem alterações, como a frequência cardíaca, a temperatura corporal, a fadiga e a excitação do sistema nervoso.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique no “Gosto” ou deixe-nos o seu comentário. Talvez também lhe interesse ler A síndrome pré-menstrual ou Pensos higiénicos ou tampões?

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

  Para publicar um comentário, registe-se ou inicie sessão

Casa Margarida