JÁ TEVE “A CONVERSA”?

JÁ TEVE “A CONVERSA”?

Sim? Não? E como foi? Preparar-se para a ‘conversa’ pode ser verdadeiramente angustiante... e se ela ainda não está preparada? Para quebrar o gelo, nada melhor que estes nossos conselhos para ajudar e manter uma boa comunicação durante os próximos anos.


Precisa de ajuda com a temida e famosa "conversa"? Descubra os nossos conselhos para ajudar a sua filha a atravessar a puberdade com a confiança necessária.

Falar abertamente

As escolas hoje em dia começam mais cedo a falar de educação sexual, por isso assegure-se que antes disso tem primeiro uma conversa com a sua filha: é importante que o seu primeiro contacto com este assunto não seja na escola, para que a sua filha sinta que é você que lhe vai contar tudo o que ela precisa de saber sobre a vida! E isso contribuirá para ela não se sentir incomodada ou desconfortável na aula por não “estar atualizada” sobre aquilo que todas as outras já sabem…

À medida que a sua filha vai crescendo, não lhe esconda as coisas: a maneira mais fácil de manter uma boa comunicação com a sua filha é falar normal e naturalmente de tudo um pouco, ajudando-a a compreender e a esclarecer as dúvidas que lhe surjam, sem vergonhas nem rodeios.

É preciso estar preparada

Os ciclos menstruais podem ser irregulares e difíceis de prever no início e, em especial durante o primeiro ano, podem ser uma fonte de frustração para a sua filha. Diga-lhe que o melhor é descontrair-se e aconselhe-a a usar protegeslips todos os dias para evitar qualquer "acidente" embaraçoso. Incentive-a a manter um calendário com as datas do seu período (o dia em que começa a menstruação e o dia em que termina...) ou, se ela tiver um smartphone, até poderá descarregar a aplicação Period Calendar de Evax & Tampax, para controlar melhor as datas do período e saber assim quando esperá-lo.

E os tampões?

Uma das melhores maneiras de explicar os diferentes tipos de proteção (para aqueles dias) disponíveis, é ir com ela às compras e ser ela mesma a ver as diversas opções. Explique-lhe primeiro a teoria em casa, para ela não ficar envergonhada nos corredores do supermercado. É provável que no início a sua filha prefira os pensos higiénicos, mas não exclua a hipótese de ela também querer experimentar os tampões. Se for esse o caso, explique-lhe calmamente como se colocam e ajude-a a superar qualquer receio que possa ter: com Tampax Compak e Tampax Pearl usar tampões é a coisa mais confortável do mundo, uma escolha ideal para uma miúda jovem como ela!

O odor corporal

Aquele cheirinho a criança, tão doce quando eles são pequenos, muda radicalmente nesta fase. Eles podem nem se aperceber, mas as pessoas à sua volta vão notá-lo de certeza, por isso fale também com a sua filha sobre isto: diga-lhe que acontece com toda a gente e para que a sua filha se sinta mais segura compre-lhe um desodorizante, de tamanho pequeno, para ela levar dentro da mochila e passar a fazer parte da sua rotina. E assim que ela se habituar a usá-lo, todos os problemas que possa ter sobre o assunto desaparecerão!

Depilação para principiantes

E, como é óbvio, lembre-se que nesta fase também aparecem os pelos e que a sua filha, mesmo com 10 anos, pode sentir-se complexada pelos pernas nas pernas. Dedique algum tempo com ela na casa de banho a explicar-lhe os diferentes métodos de depilação que existem e quando ela optar por uma, ajude-a na sua primeira experiência. É muito importante para as adolescentes evitar arranhões e cortes, por isso utilize uma lâmina como a Venus Breeze! É bonita, fácil de usar e muito prática.

E você? Como é que fez?

Qual é a sua opinião sobre ter conversas abertas com a sua filha sobre as mudanças que ela está a passar? Tem algum conselho ou sugestão que possa dar a outras mães? Adorávamos que os partilhasse connosco!

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez também lhe interesse ler mais sobre Pensos higiénicos ou tampões?.

 

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Casa Margarida