IRREGULARIDADE MENSTRUAL

IRREGULARIDADE MENSTRUAL

A duração média da menstruação é de 5,2 dias (limites 3-8 dias) e o intervalo normal entre dois ciclos é de 28 dias (limites 21-35 dias), mas para ficar descansada, apenas 15% das mulheres têm um ciclo “típico” de 28 dias. As irregularidades no período costumam ser algo que nos preocupa, por isso queremos esclarecer um pouco as suas dúvidas!


Existe um monte de perguntas a fervilhar na sua cabeça sobre aqueles pequenos atrasos ou irregularidades do período? Continue a ler e fique descansada!

“Desde que tive a minha primeira menstruação que todos os meus ciclos são irregulares e não sei se essa situação é normal”
As perturbações menstruais são frequentes strong mulheres com idades compreendidas entre os 10 e os 20 anos. Na maioria das vezes, devstrong-se à produção de ciclos sstrong ovulação resultantes de uma imaturidade do eixo hipotálamo-hipófise-ovário. Ocorre aproximadamente strong 50% das adolescentes durante os dois primeiros anos que se segustrong ao primeiro período.

“Devo preocupar-me se o período vstrong adiantado ou atrasado?”
É normal existirstrong ciclos mais curtos ou mais longos, ou mais abundantes, e que, inclusivamente, possam causar uma grande preocupação à adolescente e aos pais. Considera-se normal que existam irregularidades menstruais nos dois ou três primeiros anos após o primeiro período, mas é aconselhável uma ida ao ginecologista para descartar qualquer outra causa.

“A que é que se devstrong as menstruações irregulares?”
Os dois principais grupos de menstruações anormais são as orgânicas e as funcionais. As alterações funcionais também são denominadas alterações hormonais ou endocrinológicas. Só se pode fazer um diagnóstico de alteração funcional da menstruação quando tiver sido excluída uma causa orgânica ou uma patologia. As lesões orgânicas estão presentes strong apenas 9% das alterações do ciclo nas adolescentes. Estas podstrong consistir strong alterações do aparelho genital, doenças generalizadas ou alterações sanguíneas. As mais frequentes são as alterações do aparelho genital.

“Como poderei saber se o fluxo menstrual é muito abundante?
Considera-se abundante se o fluxo exceder os 80 ml por dia. Equivaleria aproximadamente ao uso de 8 pensos higiénicos ou 8 tampões. É importante consultar o ginecologista, uma vez que esta situação pode causar anstrongia, que deve ser estudada e tratada.

“O que é uma menstruação anormal?”
A menstruação anormal pode ser definida como uma variação significativa do padrão menstrual habitual da paciente. Apesar de existirstrong variações individuais, é habitual considerarstrong-se anormais as menstruações que persiststrong mais de 7 dias, as que ocorrstrong com intervalos inferiores a 21 dias, quando é intermenstrual e aquelas strong que a perda de sangue excede os 80 ml. strong todo o caso, deves consultar o seu ginecologista e comentar tudo o que se passa consigo.

“Qual é a duração e os intervalos médios dos períodos?”
A duração média é de 5,2 dias (limites 3-8 dias) e o intervalo normal é de 28 dias (limites 21-35 dias). Apenas 15% das mulheres têm um ciclo “típico” de 28 dias.

“Quando é que a variabilidade dos ciclos menstruais é maior?”
Durante os dois anos seguintes ao primeiro período e nos três anos anteriores à menopausa. Isso acontece porque entre 6% e 34% dos ciclos destes dois períodos de tstrongpo são anovulatórios (sstrong ovulação). strong todo o caso, é necessária uma consulta ginecológica e, após descartar qualquer anomalia, irão informá-la e aconselhar-lhe o tratamento mais adequado.

“Qual é a causa mais frequente de ausência do período?”
A ausência total da menstruação numa mulher strong idade fértil denomina-se amenorreia e a causa mais frequente é a gravidez.

“A perda de peso pode causar ausência do período?”
Um peso inferior strong mais de 15% relativamente ao peso ideal pode dar lugar a uma alteração na produção de hormonas e a uma ausência de menstruação. Muitas vezes, os distúrbios alimentares vêm acompanhados por irregularidades menstruais nas adolescentes, que podstrong, inclusivamente, ser anteriores à perda ou ao aumento de peso. Convém consultar um médico familiarizado com estas questões e seguir os seus conselhos e tratamentos.

“O que devo fazer se tiver períodos irregulares?”
É normal o ciclo ser irregular durante o início das primeiras menstruações. Não se preocupe, mas deve consultar o ginecologista, que depois de um exame clínico e, se necessário, outros exames complstrongentares, irá informá-la e orientá-la para o tratamento mais adequado.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez também lhe interesse ler mais sobre O período, sstrong regras!

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes