HISTÓRIA DO TAMPÃO

HISTÓRIA DO TAMPÃO

Embora se possa pensar que o tampão é uma invenção muito recente, é surpreendente saber que, entre 500 e 400 a.C., Hipócrates descrevera o uso de um tampão feito de gaze de fios enrolados a um pedaço de madeira leve.


Os tampões são uma das invenções que maior impacto teve na vida das mulheres. O uso do tampão remonta a 3500 anos, antes mesmo dos pensos higiénicos, quando no Antigo Egipto as mulheres das classes altas usavam papiro enrolado como método de proteção interna, enquanto que as mulheres das classes baixas usavam junco aquático suavizado. No resto do mundo, as mulheres improvisavam tampões com o material de que dispusessem: lã em Roma, papel no Japão, fibras vegetais na Indonésia, rolos de erva na África Equatorial.

No séc. VI (550 d.C.), os gregos da Crimeia fabricavam tampões para as mulheres nobres e ricas do império bizantino com a melhor lã, especialmente penteada e enrolada, naquela que é considerada a primeira fábrica de tampões da história.

Na Idade Média, no Renascimento e no século XIX, os médicos da época utilizavam tampões de algodão para aplicar antisséticos ou para estancar hemorragias na vagina.

A primeira patente

No entanto, foi o médico Earle C. Haas que, em 1929, atendendo às queixas da esposa sobre o incómodo de usar os volumosos pensos higiénicos da época, concebeu o primeiro tampão moderno tal como o conhecemos atualmente.

Haas obteve a primeira patente em 1931 e começou a comercializar este produto com o nome de Tampax®. Nesta época, muitas mulheres tiveram que se apresentar ao trabalho devido à falta de mão-de-obra masculina causada pelas guerras do século XX. O tampão desempenhou um papel muito importante, já que lhes permitia maior liberdade de movimentos.

A primeira campanha de publicidade

Em 1936, Ellery Mann comprou a patente e lançou uma campanha de publicidade por todo o território dos EUA. Inicialmente, os meios de comunicação mostraram algum receio de publicar anúncios sobre proteção feminina, por ser considerado um tema tabu. No entanto, dois anos mais tarde, deixou de o ser e era comum ver anúncios como estes nas revistas Good Housekeeping, Life e Cosmopolitan.

Artigo elaborado pelo Comité Médico de Saúde da Mulher Dexeus - Fundação Dexeus Saúde da Mulher.

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