GANHA A BATALHA CONTRA A SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL

GANHA A BATALHA CONTRA A SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL

Sejamos realistas, a síndrome pré-menstrual não é divertida. Por isso, deixamos-te 5 dicas que farão com que, pelo menos, nestes dias te sintas um pouco mais confortável e relaxada.


A síndrome pré-menstrual faz-nos passar, quase sempre, uns dias de mal-estar e de especial sensibilidade. Mas com um pouco de cuidado, podemos torná-los mais fáceis de suportar!

Cólicas, sensibilidade no peito, dores de cabeça, dores nas costas, inchaço; já para não mencionar a vontade louca de gritar por ninharias que normalmente não te tirariam do sério. É isso mesmo, estás a sofrer de síndrome pré-menstrual (SPM). Mas não desesperes, a boa notícia é que existem passos simples que podes seguir para te sentires bastante melhor.

1. Descansa muito

  • Tenta dormir um total de oito horas por noite e, sim, todas as noites. Porque os hábitos de sono regular, mesmo nos fins de semana, ajudarão a diminuir a fadiga e o mau humor.
  • Reduz o mais possível a tua exposição ao stresse. Dedica tempo a ti própria, ouve a tua música favorita, vai dar um passeio no parque, toma banhos relaxantes ou experimenta a meditação e o ioga.

2. Alimenta-te bem

  • Por muito tentador que seja atirares-te ao chocolate quando estás nas garras da SPM, se te alimentares bem, pode ser que te sintas verdadeiramente melhor.
  • Tenta fazer seis pequenas refeições por dia em vez de três grandes. Se comeres com mais frequência, o nível de açúcar no sangue pode estabilizar e isso irá ajudar-te com os sintomas.
  • Reduz o consumo de gorduras, açúcar e sal.
  • Reduz a ingestão de cafeína e álcool ou, melhor ainda, evita-os por completo.
  • Come hidratos de carbono complexos, como cereais integrais, arroz ou lentilhas. Os alimentos ricos em cálcio também são bons.

3. Considera tomar um suplemento

Se já estás a seguir uma boa alimentação e mesmo assim sofres muito com a síndrome pré-menstrual, é possível que necessites de falar com o teu médico sobre algum tipo de suplemento. O cálcio, suplementos de magnésio ou mesmo a vitamina E podem ajudar-te a reduzir os sintomas.

4. Pratica exercício físico

Talvez até nem te apeteça muito, mas se puderes fazer algum exercício aeróbico, é provável que depois te sintas melhor. Na verdade, os estudos demonstram que "aquela altura" do mês é uma altura excelente para praticar desporto. O exercício melhora o teu estado de humor e pode ajudar-te a dormir melhor. Os alongamentos suaves também são positivos para as dores menstruais.

5. Pede ajuda

Fala com o teu médico. Se nenhuma das soluções anteriores te ajudar, é o momento de consultares um médico para te aconselhares sobre tratamentos mais específicos para a síndrome pré-menstrual. Podes precisar de analgésicos, tratamentos hormonais, antidepressivos ou outros medicamentos.

Outras coisas que tornam estes dias do mês mais fáceis de suportar:
Em primeiro lugar, precisas de garantir que te sentes confortável e fresca, usando a melhor proteção feminina, como Ausonia, Evax e Tampax.

Não percas os nossos conselhos sobre como lidar com as dores durante o período.

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