FALANDO COM A SUA FILHA SOBRE O PERÍODO

FALANDO COM A SUA FILHA SOBRE O PERÍODO

Chegou o momento de ter "a conversa" e não sabe por onde começar. Não vale a pena entrar em pânico! Nós vamos ajudá-la para que essa conversa seja um mar de rosas.


O Para mim oferece-lhe algumas dicas para ajudá-la a falar com a sua filha sobre a puberdade, em especial sobre a menstruação e a proteção durante o período. Assim, as conversas com a sua filha sobre a puberdade e o período serão um pouco mais confortável para as duas.

Ainda cora quando se lembra das primeiras conversas que teve com a sua mãe sobre a puberdade? Essas conversas nem sempre têm lugar na altura certa, não é verdade? Mas saber o que dizer à sua filha, como informá-la e tranquilizá-la, sensibilizando-a para o facto de que também você passou pelo mesmo quando tinha a idade dela, fará com que a experiência seja muito mais descontraída para ambas.

Como começar…

  • Antes de dar um salto para o vazio sem paraquedas, pare por um momento e pense no que se passou consigo na sua altura. Em seguida, anote num caderno as linhas gerais que vai seguir e os pontos que quer explicar-lhe, para ela saber o que se está a passar.
  • Reconheça que não pode nem deve fazer tudo de uma só vez numa única conversa. É mais fácil processar a informação pouco a pouco e calmamente e assimilar as mudanças, se o fizer em várias sessões.
  • Puxe o tema da puberdade e das mudanças de forma natural, enquanto estão a ver televisão ou quando vão juntas no carro.

E o que lhe digo?

  • O importante é que a sua filha entenda que ter a menstruação é uma parte natural e positiva do crescimento.
    • Fale-lhe sobre os diferentes tipos de produtos que poderá usar: proteção externa com pensos higiénicos ou protegeslips e tampões como proteção interna.
  • Os pensos higiénicos podem ser úteis para começar, à medida que a sua filha se vai familiarizando com o fluxo menstrual, oferecendo-lhe igualmente uma maior proteção nos dias de maior fluxo.
  • Os tampões absorvem o fluxo menstrual dentro do corpo e são fiáveis, confortáveis e permanecem no interior (por isso não se notam). Podem fazer com que se sinta mais à vontade e confortável quanto às atividades que pode praticar e como vestir-se durante o período. Quando se utilizam tampões pela primeira vez, Tampax PEARL® lites é uma boa opção, porque possuem um aplicador suave e uma ponta arredondada, que torna a inserção fácil e confortável.
  • Explique-lhe que se ela quiser, os tampões são seguros quando começar a ter o período. Nessa altura, o seu corpo já estará suficientemente maduro para poder usá-los.

Como se sente?

Por muito boa que seja a relação com a sua filha, a puberdade é muitas vezes acompanhada de brigas, discussões, amuos e beicinhos. Mesmo quando questiona as suas ideias, a sua filha ainda se preocupa com o que você pensa, por isso procure relaxar e dar-lhe um pouco mais de espaço.

Precisa de dicas para ela sentir-se melhor quando está com o período? Clique aqui.

Tampax Cardboard Tampons SI01
TAMPAX Clássico com aplicador de cartão
(6)

Descubra TAMPAX Clássico com aplicador de cartão

Descubra agora!

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes