Dúvidas mais comuns durante a gravidez

Dúvidas mais comuns durante a gravidez

A gravidez é um, ou melhor é o acontecimento da vida de muitas mulheres. Umas mais informadas e preparadas outras menos, mas independentemente do nível de preparação existem sempre dúvidas e mitos que são transversais a quase todas as mulheres que engravidam. Apresentamos, na opinião da nossa especialista, as principais dez dúvidas que preocupam as grávidas.


1. Quando devo fazer o teste de gravidez?

Nos dias de hoje, os testes de gravidez ao nosso dispor são muito precisos e, mesmo na ausência do período menstrual, ou seja, cerca de quatro semanas após o primeiro dia da última menstruação, é possível saber o tão esperado resultado.

2. Quando deve ser a primeira consulta?

Se já fez a consulta pré-concepcional, provavelmente já sabe a resposta, mas se não sabe, após ter feito o teste de gravidez (e este ter sido positivo) deve marcar a primeira consulta da gravidez. Esta consulta deve acontecer nas primeiras oito a dez semanas após a data da última menstruação e é talvez a consulta mais importante de todo este novo periodo da sua vida. Para além de esclarecer todas as suas dúvidas o seu médico/a vaie pedir-lhe o rastreio do primeiro trimestre e todas os exames necessários para avaliar o risco da sua gravidez (no que diz respeito às malformações e não só).

3. Como posso saber se o meu bébé é perfeito?

Pois não pode! Por incrível que pareça, e apesar de todas as descobertas cientificas realizadas ao longo dos anos, nomeadamente, na área da obstetricia e do diagnóstico pre-natal, não existe nenhum exame miraculoso que nos possa dar todas as informações acerca do bebé que vai nascer. Os exames que temos neste momento ao nosso dispor são o rastreio combinado do primeiro trimestre (que consiste numa ecografia onde são avaliados alguns parâmetros, o mais conhecido é a prega da nuca e em análises ao sangue que doseiam algumas substâncias produzidas pela placenta) que avalia o risco de algumas das malformações mais conhecidas, nomeadamente a trissomia 21 ou sindroma de Down.

4. O que posso comer na gravidez?

A gravidez é uma excelente oportunidade para alterar alguns hábitos alimentares e corrigir outros de modo a ter uma alimentação equilibrada e saudável. Assim deve fazer cerca de 6 ou sete pequenas refeições diárias, escolha alimentos o mais frescos possível, sem aditivos e de todos os grupos alimentares. As restrições de alguns alimentos de que habitualmente se fala durante a gravidez tem a ver com a possibilidade de contrair algumas doenças, através de alguns alimentos, que podem atingir e causar alterações no feto. As mais importantes são a toxoplasmose e a listeria. Habitualmente, todos os guias de gravidez dão informações relacionadas com estas infecções e como devem ser evitadas.

5. Quantos quilos devo aumentar na gravidez?

Não existe um numero mágico para o aumento ponderal na gravidez, existem alguns factores que influenciam o aumento de peso, sendo o mais importante qual o peso actual, ou melhor qual o indice de massa corporal (IMC) actual?
Se o IMC for o adequado, ou seja entre 20 e 24 o aumento de peso durante a gravidez deve rondar os 10-12 Kg, se o IMC for menor claro que o aumento de peso dever ser superior e se for maior deve ser inferior.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

6. O que devo beber durante a gravidez?

A bebida amiga das grávidas chama-se água, devendo usar e abusar dela. Deve evitar os refrigerantes, não só gaseificados porque aumentam os gases, mas também os restantes devido à quantidade de açúcares que contêm. Assim, deve beber pelo menos cerca de 1,5 litros de água por dia; deste modo faz o intestino funcionar melhor e previne as infecções urinárias. O álcool está completamente proscrito durante qualquer fase da gravidez.

7. Que tipo de roupa devo usar durante a gravidez?

A roupa deve ser confortável e de tamanho adequado. Em relação ao calçado, mais propriamente ao uso de saltos altos durante a gravidez, dadas as alterações que se verificam na curvatura da coluna e na postura devem evitar-se saltos de tamanho superior a 4 cm.

8. Posso fazer exercício físico?

Tal como já referimos em rubricas anteriores todas as grávidas podem continuar a praticar a sua actividade física durante a gravidez, com alguma atenção para os desportos de equipa e para os que possam ocasionar traumatismos.

9. Posso ter relações sexuais durante a gravidez?

Se a sua gravidez estiver a decorrer normalmente e se não houver nenhuma advertência do seu médico/a assistente, pode e deve continuar a ter a sua vida sexual normal até ao final da gravidez. Claro que terá de fazer algumas alterações em termos de posições que se tornam incomodas nesta altura e adoptar outras mais próprias mas isso deve ficar ao critério de cada casal.

10. Onde vou ter o parto?

O local escolhido para o parto deve ser decidido pelo casal com o apoio do médico/a assistente. Este assunto deve ser ponderado e discutido ao longo da gravidez para evitar decisões de última hora que podem acarretar alguma ansiedade. Em relação aos hospitais públicos existe uma rede de referenciação a partir dos centros de saúde mas todas as grávidas são livres de escolher o hospital onde pretendem ter o parto.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.