CONTRACEÇÃO DEPOIS DE TER UM BEBÉ

CONTRACEÇÃO DEPOIS DE TER UM BEBÉ

Como qualquer nova mamã, tem o seu tempo tão ocupado que os contracetivos são, provavelmente, a última coisa que lhe passa pela cabeça. No entanto, com o início do seu ciclo menstrual, é chegado o momento de começar a pensar sobre o assunto, a menos que queira voltar a engravidar muito rapidamente! Ainda assim, há coisas que deve ter em atenção.


Se tem de pensar na contraceção depois de ter um bebé, aqui tem um guia rápido para as suas opções. E mesmo se já está a pensar em ter outro bebé, é importante que dê ao seu corpo tempo para se recuperar da gravidez e do parto para, então sim, poder ter outro bebé saudável e forte, salvaguardando a sua própria vitalidade.

Sabia que pode engravidar mesmo que esteja a amamentar?

De todos os mitos que correm por aí, o mais preocupante é o que "não pode engravidar se estiver a amamentar." Erro! Sim, pode. As hormonas e a amamentação determinam o momento da chegada do período após o parto: se não amamentar, ou se não o fizer durante muito tempo, pode começar a menstruar nas 6 a 13 semanas seguintes, mas também pode demorar vários meses, depende de pessoa para pessoa. Como regra geral, o período costuma aparecer durante os 3 meses seguintes após a interrupção do aleitamento materno.

Contraceção: sim ou não?

O seu médico certamente falou ou vai falar consigo sobre este assunto, antes mesmo de sair do hospital, mas caso isso não aconteça, quando tiver oportunidade seria bom que conversasse com o seu médico de família. Existem muitos contracetivos disponíveis e esta é uma escolha pessoal. Se está a dar peito, isso é algo que afeta diretamente essa decisão, uma vez que a pílula contracetiva afeta o fluxo do leite, por isso não será provavelmente a melhor opção.

As mudanças no seu ciclo

Após a gravidez, o nosso ciclo pode ser muito diferente do que era antes. Os períodos podem ser mais abundantes, mais ligeiros e até mesmo mais irregulares, por isso não se preocupe: é normal. Se já passou por esta situação e gostaria de partilhar alguns conselhos com as outras utilizadoras, não hesite! Se quiser, pode comentar este artigo.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez lhe interesse ver mais artigos sobre a gravidez.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes