A PUBERDADE NAS RAPARIGAS – COMO EXPLICAR AS MUDANÇAS

A PUBERDADE NAS RAPARIGAS – COMO EXPLICAR AS MUDANÇAS

As conversas embaraçosas são das coisas mais temidas por pais e filhos em todo o mundo... mas não se preocupe, porque este guia vai ajudá-la num piscar de olhos a encontrar as palavras certas para que a sua filha compreenda a puberdade e as mudanças que vêm com ela.


Aqui tem um pequeno guia para explicar à sua filha as mudanças físicas e emocionais da puberdade, leia e conte-lhas! Saber o que está a acontecer com ela irá ajudá-la a ficar mais descansada e a sentir-se menos inibida, ser mais feliz e aceitar de bom grado que o período significa que está crescida.

O que é exatamente a puberdade?

  • A puberdade é quando uma pessoa começa a mudar de criança para adulto.
  • As mudanças óbvias durante a puberdade nas raparigas são o desenvolvimento das características sexuais próprias: os seios crescem, aparecem os pelos e aparece igualmente o período pela primeira vez.
  • Quando estas mudanças próprias da puberdade estão completas, a sua filha está fisicamente capaz de ter um bebé.

O QUE É QUE LHE DIGO?

Que as mudanças físicas e o desenvolvimento emocional nem sempre ocorrem ao mesmo tempo. Explique-lhe que é possível que ela comece primeiro a amadurecer emocionalmente e só depois apareçam as mudanças físicas… Por outras palavras, pode acontecer que a partir de uma determinada altura ela continue a sentir-se uma menina por fora, mas comece a pensar como uma mulher. Ou ao contrário. Isto pode parecer-lhe um pouco confuso, por isso é importante que ela esteja consciente de que, qualquer que seja o caso, é perfeitamente normal. Pelo menos, quando estamos mais conscientes do que nos está a acontecer estas coisas são mais fáceis de aceitar!

Quando é que aparece a puberdade?

  • A puberdade pode ocorrer em qualquer momento entre os 8 e os 16 anos, dependendo da maturidade do corpo e da velocidade do desenvolvimento. Aparece normalmente com mais frequência entre os 11 e os 13 anos.
  • Regra geral, o primeiro período costuma aparecer cerca de dois anos após os primeiros sinais de desenvolvimento do peito e cerca de um ano depois do aparecimento dos pelos púbicos.
  • Antes do primeiro período, terá algumas perdas de fluxo vaginal esbranquiçado, aquoso e de cor clara.

O QUE É QUE LHE DIGO?

Que é perfeitamente normal que algumas meninas se desenvolvam mais cedo do que outras e que podem sentir-se diferentes, ou porque se desenvolveram antes das outras ou, pelo contrário, porque são as únicas que ainda não têm peito. Explique que ela não se deve sentir "de fora" nem "esquisita" ou "diferente", porque todas as meninas irão crescer, mais cedo ou mais tarde. A vasta faixa etária em que estas mudanças ocorrem, deixa-as muitas vezes surpreendidas… mas é mesmo assim. Diga-lhe que quanto mais naturalmente aceitar tudo isso, mais naturalmente parecerá também às suas amigas.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez também lhe interesse visita a secção de EvaxTampax em Para mim

 

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Casa Margarida