5 CONSELHOS PARA ACALMAR A DOR MENSTRUAL

5 CONSELHOS PARA ACALMAR A DOR MENSTRUAL

As cólicas características do período menstrual estão relacionadas com as contrações uterinas desencadeadas pelas prostaglandinas, substâncias semelhantes às hormonas. Estas contrações ajudam a desprender a mucosa das paredes do útero durante o período para depois ser eliminada. Habitualmente, a dor é ligeira, embora por vezes possa ser mais violenta.


Infelizmente para muitas mulheres as dores e cólicas menstruais fazem parte daquela altura do mês. Aqui tem alguns conselhos para a ajudar a enfrentá-las! Para além de confiar nos analgésicos, quais são as melhores táticas para lidar com a dor menstrual?

1. O descanso e o relaxamento

É muito importante estar relaxada e descansada naquela altura do mês. Para relaxar o corpo e a mente pode meditar ou fazer yoga. Também é muito importante dormir o número de horas suficiente antes e durante o período, para ajudar o seu corpo a lidar com os efeitos desagradáveis do período.

2. Faça exercício

O exercício aeróbico pode fazer com que se sinta muito melhor. Na realidade, existem estudos que demonstram que ‘aquela altura do mês’ é perfeita para praticar exercício físico. Se achar que isso é demasiado duro, faça alongamentos suaves que irão contribuir para aliviar as cólicas. Se só de o dizer lhe parece uma péssima ideia… então não faça! Ninguém melhor do que você conhece o seu corpo, mas o principal mesmo é ouvir o que ele lhe está a pedir.

3. Banhos quentes e almofadinhas térmicas

Um banho de água quente pode fazer maravilhas para fazer desaparecer essas cólicas. E se lhe deitar uma essência relaxante… fica incrível. Se o banho lhe souber a pouco ou não lhe apetecer, experimente pôr um saco de água de quente ou uma almofadinha térmica sobre o ventre e rins.

4. Vitaminas!

Fale com o seu médico para ver quais as vitaminas que a poderão ajudar. Comprovou-se recentemente que a vitamina B1 e o magnésio ajudam algumas mulheres a suportar a dor menstrual.

5. Conselho profissional

Se a sua dor for demasiado forte e insuportável ou se vir que aumenta com o tempo, fale com o seu médico sobre possíveis soluções médicas que ele lhe possa receitar. Os contracetivos hormonais podem ser igualmente uma opção e existem ainda medicamentos especialmente indicados para estas situações que talvez lhe possam alivar as dores. Pergunte-lhe!  

E assegure-se sempre de que está a usar a melhor proteção feminina para si e que se sente sempre cómoda e protegida. Sentir-se desconfortável servirá apenas para agravar as suas dores e, além disso, se estiver tão cómoda que “até se esquece que está com período”… quem lhe diz que as dores também não desaparecerão se se divertir a fazer e a pensar noutras coisas?

E você, como lida com as cólicas do período?

Adorávamos conhecer as suas dicas. Talvez tenha um conselho que nos possa ajudar a todas!

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez também lhe interesse visitar irregularidade menstrual.

 

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.
Casa Margarida