Vegetais saudáveis para o inverno

VEGETAIS SADÁVEIS PARA O INVIERNO

Assim como usamos roupa diferente de acordo com o tempo, e sobretudo agora que o inverno chegou, também devemos mudar a nossa dieta para dar ao corpo a energia e vitaminas que necessita para enfrentar o frio. Escolher produtos locais e da época dará aos seus mecanismos de defesa um impulso forte nesta época do ano.


A terra é sábia: dá-nos o que precisamos em cada momento. Os alimentos da época contêm os nutrientes que o seu corpo precisa para estar bem de saúde, e se também compra a nível local, os benefícios são maiores: os alimentos cultivados localmente respeitam mais o meio ambiente e no geral são mais baratos. Aqui tem uma lista dos vegetais de inverno mais saudáveis, quais são e porquê.

Couve

A couve é original da Grã-Bretanha e da região mediterrânea . É um super alimento cheio de nutrientes. A sua rica variedade de aminoácidos faz que seja uma valiosa fonte de proteína vegetal e seja fantástica para as dietas vegetarianas. A couve também contém cálcio – até mais que o leite –, magnésio, enxofre, ferro e poderosos antioxidantes. Ajuda a manter os olhos e a visão saudáveis e a limpar tanto o fígado como o sistema digestivo.

Couve-flor

É altamente valorizada pelos seus fito nutrientes mágicos. Os fito nutrientes são poderosos antioxidantes que estimulam o fígado e têm características antibióticas e antivirais. Ainda que contenha menos carotenos e clorofila que os brócolos, contém boro, que ajuda a fortalecer os ossos. Não a cozinhe muito tempo, o enxofre que contém pode fazer com que fique com um cheiro não muito agradável. Tenha em conta que estes vegetais podem ter um efeito gasoso sobre o corpo.

Algas marinhas

As algas marinhas são uma das fontes mais ricas do reino vegetal por causa dos seus minerais concentrados. São uma fonte vegetal de vitamina B12 e são particularmente ricas em iodo, que promove a função da tiroide e ajuda a controlar o peso. Estão disponíveis o ano inteiro na sua forma seca, e podem ser utilizadas em sopas e outros pratos para adicionar nutrientes e sabor, sem adição de calorias e gordura.

Alho-francês

O alho-francês é um membro mais suave e subtil da família da cebola, em termos de aroma e sabor. No entanto, estes vegetais conservam as suas propriedades imunomoduladoras e anti-inflamatórias quando são cozinhados. Tradicionalmente, o alho-francês tem sido utilizado como um antisséptico para a dor de garganta. São ricos em ácido fólico, vitamina K e potássio. Ajuda os rins a eliminar o excesso de líquidos e também a restaurar a alcalinidade do corpo.

Acelga e espinafres

Sim, o Popeye sabia o que estava a fazer. Os espinafres são pobres em gordura e ricos em nutrientes, magnésio, ferro e clorofila. Promovem os movimentos intestinais e ajudam a desintoxicar o sistema digestivo. Para não amargar devem ser cozidos rapidamente, mas é melhor comê-los o mais cru possível. Na salada, por exemplo, o sumo de limão ou vinagre, ajudam a conservar o seu conteúdo rico em ferro.

Beterraba

Apesar de ter níveis elevados de açúcar, a beterraba é baixa em calorias e gorduras. É uma excelente fonte de ferro, licopeno (um poderoso antioxidante), potássio e vitamina C. A beterraba é também uma fonte rica de fibras e glutamina, um produto de limpeza do corpo do colesterol e dos ácidos gordos depositados no fígado, nos rins e na vesícula biliar.

Batata-doce

Se você tem um sistema digestivo problemático, a batata-doce é um dos melhores alimentos. É rica em nutrientes, antioxidantes e especialmente em betacaroteno, um potente protetor dos seus pulmões e pele. A casca da batata-doce é maravilhosa no inverno, pois ajuda os que estão doentes a manter a sua energia e os níveis das hormonas de felicidade bem altos.

Outras maravilhas de inverno

  • Alcachofra de Jerusalém: especialmente boa para os diabéticos e para o controlo dos níveis de açúcar no sangue.
  • Alcachofra: aumenta a produção da bílis no fígado. Isto livra o corpo de colesterol e gordura, e aumenta a atividade dos fígados preguiçosos.
  • Hortelã: uma boa fonte de ferro.
  • Cogumelos shiitake: saborosos e potentes em termos de imunidade e longevidade, ricos em proteínas e vitaminas do grupo B e D.
  • As abóboras no inverno são 95% água, agem como um diurético e uma alternativa baixa em calorias.

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